Palestra sobre Autismo é realizada com sucesso

Publicado em 16 de Setembro de 2022 às 11:53

Iniciativa da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM) contou com auditório cheio e rica abordagem da médica pediatra Leslye Sartori Iria

Nesta semana (em 14/9), a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM), do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, promoveu um evento sobre Autismo, no Centro Cultural de Umuarama. A proposta contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e auditório cheio, sendo prestigiada por alunos, profissionais da área da educação, da saúde e a comunidade, em geral. O objetivo do momento esteve ligado à inclusão de pessoas com autismo nos cenários cotidianos.

A palestra foi ministrada pela médica pediatra, Dra. Leslye Sartori Iria, especializada no diagnóstico e tratamento do autismo. Desde a descoberta do autismo da filha, com um ano e quatro meses, ela se especializou em Transtorno do Espectro Autista, Método ABA e nos métodos de diagnóstico e intervenção do autismo.

Segundo o diretor científico da LAPSM, o acadêmico de Medicina Maycon Jorge Brandolim, o tema escolhido para o evento é de grande relevância, já que as pessoas com TEA têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida. “As intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e os programas de treinamento de habilidades para os pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores. Além disso, essas intervenções precisam ser acompanhadas por ações mais amplas, tornando ambientes físicos, sociais e atitudinais mais acessíveis, inclusivos e de apoio”, destacou.