Outubro Rosa: Estudantes conscientizam sobre prevenção do câncer de mama

Publicado em 3 de Novembro de 2020 às 16:00

Aderindo à campanha nacional, no decorrer do mês, o curso de Enfermagem realizou diversas ações dentro e fora da Unipar

Durante o mês de outubro, acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, desenvolveram diversas atividades alusivas à campanha nacional Outubro Rosa, que tem como principal objetivo alertar e ensinar sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

No início do mês, dia 3, foi realizado o ‘Dia D’ no Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem (PAAE), sob supervisão da professora Simone Mickos. As futuras enfermeiras fizeram coleta de preventivo, exame clínico das mamas das pacientes, liberação da guia de mamografia e orientações individuais.

Para reforçar a campanha, na semana seguinte, um grupo de estudantes participou de uma entrevista on-line com o prefeito do município, Heraldo Trento. Na ocasião, eles falaram dos atendimentos realizados no PAAE, que somaram em torno de 300 ao longo do mês, e a importância da realização dos exames das mamas.

Na semana passada, as estagiárias do projeto de extensão do curso da Unipar, sob a supervisão da RT (Responsável Técnica), enfermeira Paloma Thainá, também promoveram palestra de conscientização para os alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Zeballos, de forma remota pelo Google Meet.

O trabalho de conscientização e prevenção foi além dos muros da Universidade. Na Unidade Central de Saúde, as acadêmicas também apresentaram vídeos educativos sobre o exame clínico das mamas e a importância dos exames anuais de prevenção.

“Ficamos satisfeitos com os resultados da campanha deste ano. Em um momento tão atípico, o PAAE se reinventa para tentar levar até a comunidade as informações que são tão importantes para a saúde da mulher”, afirma a responsável técnica do projeto.

A coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, ressaltou a relevância dos serviços prestados pelo projeto. “Já é tradicional em nossa cidade as ações realizadas pelo PAAE nesta época do ano, sempre com a preocupação de promover a saúde da mulher”.