Outubro Rosa: Enfermagem promove ação de prevenção ao câncer de mama

Publicado em 31 de Outubro de 2019 às 15:00

No Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem, em torno de 160 mulheres foram beneficiadas com exames e orientações

Em alusão à campanha Outubro Rosa, estagiários do Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem (PAAE), projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, realizaram ação de prevenção ao câncer de mama.

No dia D da campanha, sob supervisão das responsáveis técnicas do PAAE, os estudantes do quinto ano fizeram exames citopatológicos, exames clínicos das mamas, além de prestar orientações de saúde e agendar exames de mamografia. Cerca de 160 mulheres receberam atendimento.

Ao lado de servidores da Secretaria de Saúde, os futuros enfermeiros também participaram da Caminhada Rosa, que tem o objetivo de levar informações a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Foram distribuídos laços e balões de cor rosa, que simbolizavam a importância da prevenção.

Durante todo o mês de outubro, a campanha objetivou fortalecer a discussão e divulgar informações para a comunidade. A coordenadora do curso da Unipar, professora Daniele Garcia, afirma que este é um momento importante para tratar da promoção da saúde da mulher. “O câncer de mama deve ser sempre uma preocupação, porém essa campanha é a oportunidade de falarmos e conscientizarmos a todas as mulheres sobre a prevenção”.

Ela ressalta ainda que o ‘Outubro Rosa’ se consolidou no calendário de saúde como uma forma expressiva de combate ao câncer de mama e do colo do útero. “A Unipar é parceira do município em ações como esta e há anos vêm promovendo atividades em conjunto com a Secretaria de Saúde. E novamente a campanha foi um sucesso. Com certeza tivemos nossos objetivos alcançados”, avalia.