‘Odonto Educa Artistando’ celebra resultados de sucesso

Publicado em 27 de Outubro de 2022 às 10:10

Mais de 700 crianças prestigiam a ação no segundo ano em que ela é realizada; objetivo do evento está ligado à educação bucal para o público infantil

Nos dias 24 e 25 de outubro, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama realizou o 2º Odonto Educa, fechando as comemorações do mês da criança. Nesta edição, a proposta de responsabilidade da professora Luciana Zafaneli, lançada para os acadêmicos de todas as séries, esteve ligada ao tema ‘Artistando’.

E, mais uma vez, o evento foi sucesso, com a participação de mais de 700 crianças, a maioria estudantes do Ensino Fundamental I, dos colégios particulares e públicos de Umuarama, além de entidades socioassistenciais. O Reitor da Unipar, Dr. Carlos Eduardo Garcia, que inclusive tem formação em Odontologia, também fez questão de prestigiar a ação.

Teve Mostra de telas odontológicas com temas infantis, abordando a saúde bucal, atividades lúdicas recreativas, como, por exemplo, teatro, pintura facial, oficina de desenho, escovódromo, paródias, odonto palhaço e desfile com o tema ‘Vilão da cárie X Super Heróis da Escovação’, além da distribuição de pipoca e algodão doce. “Com uma programação educativa, motivacional e recreativa, procuramos ensinar às crianças sobre a importância da prevenção para manter a saúde dos dentes”, explicou Luciana.

Na terça (25), as telas confeccionadas pelos acadêmicos foram apresentadas por eles para uma banca, composta por 10 jurados (entre docentes e comunidade externa), que avaliaram diversos critérios, além da própria apresentação oral do aluno.

“O nosso evento tem como objetivo principal, a integração dos acadêmicos com a comunidade, levando informações ao público infantil de forma alegre, divertida e artística. E como é bom ver os nossos alunos ensinando a odontologia brincando com as crianças, pois quando o conteúdo é aplicado de maneira lúdica, torna-se eficaz e motivador”, concluiu a professora.