OAB presta homenagem à professora Neiva Garcia

Publicado em 9 de Março de 2022 às 14:37

Tributo aconteceu em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Neste dia 08 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Umuarama, realizou um evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher, e assim, saudar todas as mulheres advogadas. No protocolo de abertura do evento, a diretoria da entidade dedicou o momento em homenagem à professora Neiva Pavan Machado Garcia, que era a vice-reitora executiva da Universidade Paranaense – Unipar, e faleceu na última segunda-feira (7).

Na oportunidade, a secretária geral da OAB, Dra. Franciellen Bertoncello de Carvalho, lembrou que a maioria daquelas que ali estavam, estudaram Direito na Unipar. A diretora geral da Unipar de Umuarama, professora Fernanda Garcia Velasquez, que além de advogada, também é sobrinha da professora Neiva, representou a Instituição na ocasião.

O responsável por proferir a homenagem foi o advogado, Dr. Paulo Cesar de Souza, que também integra o corpo docente do curso de Direito da Unipar. Com palavras que evidenciaram os talentos da professora, Paulo destacou virtudes como intuição, visão, maternidade e paixão. “Dona Neiva pode ser considerada como exemplo sob vários pontos de vista, os quais em palavras eu não seria capaz de traduzir efetivamente”, disse ao mencionar o seu legado.

O discurso pontuou, ainda, que além de educadora, como competente gestora, empresária e administradora, aliada à dedicação do esposo – Dr. Cândido Garcia (em memória), fez com que fosse sedimentada uma instituição de ensino com sete unidades universitárias estabelecidas, que tem transformado vidas e realizado sonhos. “O exemplo de Dona Neiva nos ensina muitas coisas, que todas vocês, mulheres advogadas, possam ser estimuladas por essas qualidades”, concluiu.

Foram 10 minutos de uma emocionante e merecida manifestação de carinho. “Sou muito grata à OAB por este momento. E realmente, a professora Neiva foi uma mulher com uma força impactante, a qual tive a honra de receber vários ensinamentos. Que todas nós possamos ser como ela, sempre guerreiras e corajosas”, agradeceu Fernanda.

Última atualização em 10 de Março de 2022 às 08:58