Novembro Azul: Estudantes de Enfermagem aderem à campanha nacional

Publicado em 30 de Novembro de 2020 às 16:00

Novembro Azul: Estudantes de Enfermagem aderem à campanha nacional

Aderindo à campanha do Novembro Azul, que é responsável por promover prevenção e conscientização de saúde do homem, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, realizou ações em parceria com o Grupo Cooperativo Agroindustrial C. Vale.

Os estudantes realizaram palestra sobre o tema, para os colaboradores da empresa. Entre os alertas, eles destacaram a alta incidência do câncer de próstata, recorrente nos homens a partir de 50 anos, chamando a atenção para a necessidade de prevenção da doença.

Durante a ação, também prestou serviços. Entre eles, testes rápidos para a identificação de doenças como HIV, Hepatite B/C e Sífilis; e aferição da pressão arterial e de glicemia capilar. Orientação individual sobre sintomas, contágio e cuidados fez parte dos trabalhos.

“É imprescindível que levemos a toda a população a conscientização, a busca pela qualidade de vida em todas as faixas etárias e gênero”, afirma a enfermeira Paloma Thainá, que acompanhou a turma. Ela, que é RT do projeto Pronto Atendimento Ambulatorial do Câmpus, lembra que “educação em saúde deve ser priorizada na formação dos alunos”.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Daniele Garcia, comemora o desempenho que a ação teve ao longo de sua realização: “Estamos em um ano atípico, repleto de adversidades e desafios, no entanto conseguimos mais uma vez realizar esse trabalho de promover a saúde, de levar o conhecimento à comunidade, missão nobre do nosso aluno”.

Ela avisa que a equipe seguiu todos os protocolos de biossegurança em relação à prevenção da covid-19.