Nomes de peso marcaram Webinar Integrado das engenharias Civil e Mecânica

Publicado em 15 de Outubro de 2020 às 09:00

José Ivaí Motta e Paula Teles abriram a Semana de Estudos, que reuniu, on-line, as turmas das modalidades presencial e semipresencial

Proporcionar conhecimento e motivação foi o objetivo do Webinar Integrado dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da Universidade Paranaense – Unipar. O evento, on-line, integrou também o Fórum Pedagógico e de Egressos e a Jornada Acadêmica.

A semana de conferências foi aberta por um professor muito conhecido no Brasil, o entusiasta pela educação José Ivair Motta. Ele é engenheiro civil de formação, professor de carreira, pesquisador e diretor de educação da Moonshot Educação.

Motta abordou ‘A evolução do conhecimento através das diversas gerações e a tecnologia’; após sua palestra, os alunos foram desafiados a resolver questões interativas, que testaram conhecimentos.

A programação contou também com palestra internacional. A convidada foi a engenheira portuguesa Paula Teles, que falou sobre ‘Mobilidade urbana’, mesclando experiências que obteve como técnica superior na Câmara Municipal de Matosinhos, onde integrou a equipe do projeto europeu Proacess, e as de Consultora Autárquica nessa área, em Portugal.

Segundo os organizadores, as ferramentas digitais modernas permitiram que o evento alcançasse todas as metas. Eles destacam que a interatividade e a conectividade possibilitaram uma abrangência ainda maior para o evento, considerando a participação de palestrantes de renome nacional e internacional.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil em Umuarama, professor Everlei Câmara, “foi um grande evento que deu aos nossos alunos a chance de interagir efetivamente com os palestrantes”. Ele diz estar satisfeito com os resultados. “Estamos com mais de 7900 visualizações”, comemora.

Outros temas

Com o objetivo de diversificar o máximo possível a programação, os organizadores também incluíram na pauta os temas:

‘Energias Renováveis’, com o professor Emanuel Vedovetto.

‘Estudos de caso de fundações sem complicações’, com o engenheiro Vinicius Lorenzi, da empresa Fungeo.

‘Planejamento de obras usando BIM’, com os engenheiros e egressos da Unipar Thiago Loi e Michael Frigo.

‘Cuidados com a beleza e aumentando a vida útil de sua obra, uma visão diferente sobre impermeabilização das edificações’, com o engenheiro civil Leandro Specia, egresso da Unidade da Unipar em Cascavel.

‘Manifestações patológicas no concreto’, com o professor Mario Arlindo;

‘Introdução à engenharia de reservatórios de petróleo’, com o engenheiro Germano Scarabeli.

‘Contenções de subsolos’, com o engenheiro Claiton Mesacasa.

‘A rotina do engenheiro mecânico no setor metal mecânico’, com o engenheiro Celço Ribeiro.

Fórum de Egressos

O evento foi encerrado com o Fórum de Egressos das Engenharias. Em palestras, os participantes da Semana Integrada puderam ampliar seus conhecimentos sobre ‘Mercado de avaliações de imóveis antes e pós pandemia’, com a egressa Regina de Toni. ‘Documentação Técnica’, com o professor Eduardo Vedovetto; ‘O mercado de trabalho para engenharia e a confiança do egresso’, com Darlan Oliveira; ‘Ferrovias’, com o engenheiro Maicon Rossini; ‘Aditivos para concreto’, com o engenheiro da empresa Adhatec, Marcos Antonio.