Neuroarquitetura é tema de Aula Magna em Cascavel

Publicado em 9 de Março de 2023 às 10:23

Curso de Arquitetura e Urbanismo ampliou o conceito e focou em como trabalhar com design baseado em evidências e mensuração neurocientífica

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, já deu o start nos eventos de 2023. Na última semana foi realizada a tradicional Aula Magna, que recebeu um convidado especial, o arquiteto Lorí Crízel, que também foi professor do curso por muitos anos. O tema abordado foi Neuroarquitetura.

Na palestra, Crízel focou o que é neuroarquitetura e as duas formas de se trabalhar com ela - design baseado em evidências e mensuração neurocientífica. Também explanou sobre o uso da inteligência artificial para a neuroarquitetura.

Segundo o arquiteto, na área do design baseado em evidências, pesquisas mostram que diante de cada sensorialidade, o comportamento humano se expressa de determinada forma, e é possível lançar mão de atividades projetuais através dessa metodologia.

O outro campo apresentado - a mensuração neurocientífica, mostra que se consegue de verdade mensurar, medir fisiologicamente o que está acontecendo com a pessoa, por meio de equipamentos, sem ela dizer.

Crízel explicou que a Arquitetura trabalha com espaço e que é preciso um espaço bem desenvolvido. Já a neuroarquitetura não vai focar no espaço, mas no lugar: “A diferença entre espaço e lugar é que o cérebro humano só guarda lugares, não guarda espaços. E esse lugar é definido quando um espaço ganha valor, significado, memórias”.

Outra frase celebre do arquiteto é “quanto mais entendermos de pessoas, mais vamos entender de projetos”. Para ele, quando o profissional traça um projeto a partir de uma relação comportamental, é que ele começa a fazer neuroarquitetura.

No campo do design baseado em evidencias, também aprofundou conhecimentos sobre design afetivo ou emocional e design biofílico. Falou, ainda, sobre proxêmica social, proxêmica espacial, hipocampo, sistema límbico, entre outros termos da programação neurolinguística.

“A neuroarquitetura é entendermos de nós mesmos para levar ao projeto”, frisou. E teceu sobre outros elementos abaixo da neuroarquitetura, como neurodesign e neuroiluminação. Já no campo da mensuração neurocientífica, falou sobre biosensores e outros conceitos.