Na Unipar, investimentos em recursos digitais não deixam alunos sem aula

Publicado em 30 de Março de 2020 às 16:30

Neste período de paralisação, convênio com o Google for Education possibilita que aulas continuem normalmente, evitando prejuízos no aprendizado

Neste período de isolamento protetivo coletivo, a Universidade Paranaense – Unipar está dando especial atenção aos meios digitais de relacionamento com seus alunos. Com as aulas presenciais canceladas desde o início da semana passada, a saída foi intensificar o uso dos métodos interativos, por meio do Google Classroom.

A Unipar tem convênio com o Google for Education para uso das ferramentas virtuais no processo ensino-aprendizagem, que permitem que mantenha o alto nível de ensino de sempre. Assim, as aulas teóricas acontecem normalmente.

O coordenador do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior) da Unipar, professor Luiz Roberto Prandi, acompanha, também pela internet, o trabalho dos professores. “Sabemos que, por meios virtuais, o ensino já venceu diversas barreiras geográficas no mundo todo, democratizando o conhecimento, portanto estamos fazendo uso inteligente desta inovação ao mesmo tempo em que zelamos pela nossa comunidade estudantil”, observa Prandi.

Nesta rotina mediada pela internet estão todos os câmpus da Unipar, que, em seus mais de cem cursos de graduação e pós-graduação [especialização, mestrado e doutorado], recebem cerca de vinte mil alunos. “Com acesso a essa ferramenta, todos podem continuar realizando suas atividades educacionais teóricas, sem risco à saúde ou prejuízo acadêmico”, enfatiza o coordenador, que é doutor em Ciências da Educação.

Em Paranavaí, a diretora, professora Edwirge Vieira Franco, também acompanha esta nova rotina que se estabeleceu por conta dos cuidados em relação à Covid-19. “É uma situação lamentável para a saúde pública, por isso não deixamos de acatar as orientações da OMS e da Reitoria”, afirma.

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Claudete Werner, tem ficado o tempo todo atenta para dar suporte aos colegas da Unipar, quando é preciso, em aulas no modo virtual. “Para nós desta área tem sido fácil, mas para os professores das outras áreas, nem tanto, por isso ficamos à disposição para prestar socorro em alguma dúvida”, diz.

Segundo tem observado, é possível, sim, atingir bons objetivos a distância. “As aulas virtuais acontecem no mesmo dia e horário do calendário acadêmico, quando o professor entra ao vivo por meio de uma plataforma de interação e ministra a aula; fizemos questão de manter este ritmo para que nossos alunos não se abstraiam de sua trilha de aprendizagem”, argumenta.

Para ela, os alunos estão atentos: “Eles estão correspondendo de uma forma muito positiva, participando e interagindo com os professores e entre eles, o que é bastante salutar, também. Mas esperamos que este período de isolamento passe logo”.

Desafios sendo superados!

“Nas aulas ao vivo podemos ver os alunos pela webcam, falar com eles e até compartilhar a tela do computador para explicar um conteúdo, ou seja, não tem muita diferença de uma aula presencial; a única diferença é a distância que garante que todos estejam seguros em suas casas.” – Professor Jaime William

“Com todo o treinamento que tivemos em relação às tecnologias do Google for Education, nossa tarefa de manter as aulas em um formato on-line nesse período de restrições de reuniões presenciais tem sido bem tranquila e os alunos estão participando e desenvolvendo as atividades naturalmente.” Professor Tiago Bonetti

“Com a suspensão das aulas presenciais acompanho as atividades letivas em casa para que eu seja minimamente prejudicado... Os métodos da Unipar nos permitem o aprendizado de forma prática e eficiente, pois facilitam muito a assimilação do conhecimento. Nós conseguimos tirar dúvidas de modo quase que momentâneo, fazendo perguntas no chat e tendo um entendimento maior em tempo real, sobre a aula ministrada, sem contar que essa dinâmica é muito agradável. Sendo assim, penso que as chances de sermos prejudicados intelectualmente são mínimas.” Gabriel de Araujo – Acadêmico