Mostra Paranaense de Experiências em Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em 5 de Julho de 2023 às 13:10

Evento destaca Lei que assegura o direito à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, além de outras necessidades essenciais

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense - Unipar recebeu um nobre convite do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional - Cozinha Social de Toledo, para participar da II Mostra Paranaense de Experiências em Segurança Alimentar e Nutricional.

Os acadêmicos foram acompanhados pela nutricionista supervisora de estágios, Jéssica Kvieczynski, e tiveram a oportunidade de agregar ainda mais conhecimentos, com palestrantes reconhecidos na área.

A Mostra recebeu a Dra. Márcia Cristina Stolarski - coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional; José Roberto Moreira - promotor do Ministério Público do Paraná; Elcio de Souza Magalhães – da coordenação Geral de Articulação Federativa do SISAN, na Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome; Dr. Nilson de Paula - professor sênior do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFPR. Teve, ainda, relatos de experiências de algumas cidades participantes (Toledo, Capitão Leônidas Marques, Araucária, Cascavel, Marechal Cândido Rondon).

Segundo a Lei nº 11346, segurança alimentar é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

“Hoje os acadêmicos tiveram uma experiência única, que será muito válida, tanto para a vida acadêmica quanto profissional. Puderam aprofundar conteúdos sobre Segurança Alimentar e Nutricional e sua importância dentro da Nutrição”, salienta Fernanda.

A psicóloga e orientadora educacional, Jéssica Fernanda Lagni, organizou a participação e, em nome da Unipar e acadêmicos, agradeceu o convite recebido, em especial ao Diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei.