Minha 1ª hortinha: curso de Agronomia de Toledo leva educação ambiental para Escola Municipal

Publicado em 31 de Outubro de 2025 às 12:20

Atividade foi realizada ao longo dos últimos meses, em projeto de extensão, onde os alunos implantaram uma horta escolar completa e lançaram uma cartilha sobre o assunto

Alunos do 3º e 4º períodos do curso de Agronomia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, participaram de um projeto de extensão na Escola Rural Municipal São Dimas, localizada no Distrito Bom Princípio, onde implantaram uma horta escolar completa, desenvolvendo todas as etapas: planejamento, preparo do solo, plantio e manejo.

O principal objetivo do projeto foi de incentivar a alimentação saudável, o aprendizado prático e a educação ambiental entre os alunos da escola. Além da horta, eles também elaboraram a cartilha “Minha primeira hortinha”, um material educativo de 12 páginas, que conta com informações sobre como fazer a própria horta em casa, o que plantar, quais os melhores meses para o plantio e colheita. A cartilha foi entregue para cerca de 120 alunos, do infantil ao ensino fundamental, de 6 a 10 anos.

“A experiência de desenvolver esse projeto, em montar uma hortinha para as crianças, se tornou algo que foi além das expectativas, pois a cada dia que passava, o grupo pensava que não queria entregar um simples projeto, mas algo que ficasse marcado, então começamos a trabalhar em fazer o melhor que podíamos, conseguimos doações, e apoio de empresas, cooperativas e até do poder público”, explica Daniel Felipe da Silva, do 3º período do curso. Daniel também foi o responsável pela elaboração gráfica da cartilha e de um vídeo didático sobre o tema.

O projeto teve início no dia 19 de julho e foi encerrado no dia 29 de outubro. A partir de então, os próprios alunos da Escola farão a manutenção da horta, com acompanhamento dos professores.

Cada aluno, contribuiu de uma forma. “Eu realizei a busca de patrocínio para as mudas, que foram fornecidas por duas empresas e na fabricação do portão de madeira, para evitar acesso a horta sem autorização dos professores ou responsáveis”, conta o acadêmico do 3º período Lucas Eduardo Anselmini.

A experiência ficará marcada para todos: “O projeto mostrou para todos os participantes o que realmente é cursar agronomia e a missão do agrônomo no mundo atual, em que o agronegócio é muitas vezes desvalorizado. Passamos o conhecimento de boas práticas para as pessoas e, principalmente, para as crianças, que o futuro construímos hoje. A agronomia é essencial para pesquisar, ensinar e transmitir os melhores métodos e conceitos de produção, explorando o mínimo possível”, afirma o acadêmico do 4º período Vinicius Gabriel Lorencini.

A extensão foi orientada pela professora Luciana Murara, coordenadora do curso. De acordo com ela, a principal razão do projeto é “conectar o aprendizado dentro da Universidade com a comunidade, mostrando o impacto social que isso gera”. Ela detalha ainda, que a hortinha é um espaço para o aprendizado contínuo dos alunos. “Ensina sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e cooperação entre os alunos. Foi um momento muito especial, em que conseguimos mostrar um pouco do nosso trabalho e contribuir, de alguma forma, com o futuro das próximas gerações”.

Este, foi um projeto piloto, realizado em parceria com a Prefeitura de Toledo, Copacol, Agropecuária Bicho Bom, News Informática, Cláudio Paisagismo, Dirceu Mossoi e Família. Agora, o objetivo é utilizar a cartilha em outras ações, contribuindo para iniciativas voltadas à educação ambiental.

Para baixar a cartilha e o vídeo produzido pelos acadêmicos, basta acessar o link: https://linktr.ee/ProjetoHortinha?utm_source=linktree_profile_share.