Mestrado em Plantas Medicinais: Turma faz aula prática no Horto Medicinal

Publicado em 21 de Outubro de 2016 às 16:40

As aulas do mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, estão em ritmo acelerado. No mês passado, a turma do novo mestrado da Unipar saiu a campo e participou de aulas práticas no Horto Medicinal, projeto de extensão do curso de Farmácia e um grande laboratório a céu aberto, onde são cultivadas cerca de 400 espécies de plantas, entre ornamentais, tóxicas, comestíveis e medicinais.

Com orientação da professora Ezilda Jacomassi, coordenadora do projeto e docente do mestrado, os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre coleta, preparação e identificação de plantas medicinais.

“Na primeira etapa, que envolveu o processo de catalogação e identificação das plantas, tema esse abordado na disciplina de Etnobotânica e Etnofarmacologia, os alunos coletaram, prensaram e deram início à secagem do material botânico”, explica a professora. Na segunda etapa, segundo ela, após a secagem e identificação, foram elaboradas as exsicatas, isto é, a montagem do material botânico em pranchas devidamente etiquetadas para serem depositadas no herbário.

“As aulas de campo possibilitam o contato direto com a prática das teorias abordadas em sala de aula, tornando mais dinâmico os assuntos trabalhados. Desta forma, os alunos mostram mais entusiasmo e o professor tem a sensação de dever cumprido”, ressalta a coordenadora do Horto.