Mestrado em Plantas Medicinais realiza as primeiras defesas de dissertação

Publicado em 21 de Fevereiro de 2018 às 16:00

Criado em 2015, o Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Universidade Paranaense realizou, com sucesso, as primeiras defesas de dissertação. Três acadêmicas já exibem diploma de mestres com a marca Unipar.

Uma delas é Raquel Costa Machado, que trabalhou o tema ‘Atividade antibacteriana do gerador de alta frequência e do óleo de copaíba em cepas padrões e/ou em isolado de feridas cirúrgicas’, orientada pela professora Evellyn Wietzikoski Lovato; outra foi Marcia Arantes Marques, que dissertou sobre “Atividade osteoprotetora do extrato de Tribulus terrestris em modelo experimental de osteoporose’, com orientação do professor Emerson Luiz Botelho; e, orientada pela Professora Daniela Dib Gonçalves, a mestranda Rosana da Matta defendeu o estudo ‘Utilização de medicamentos e plantas medicinais por gestantes do município de Umuarama/Pr’.

As alunas fazem parte da primeira turma do Programa de Mestrado da Unipar. Recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o programa tem duas linhas de pesquisa.

“Os trabalhos apresentados pelos novos mestres irão contribuir de forma estreita para a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do SUS, pois os temas apresentados abordam riscos de infecções nos processos pós-cirúrgicos, doenças como osteoporose e prevalência do uso de plantas medicinais no período gestacional”, afirma a diretora de Pesquisa da Unipar, professora Evellyn.

O coordenador do programa, professor Emerson Luiz Botelho Lourenço, também destaca a importância dos temas abordados: “Todos os projetos possuem originalidade e contaram com apoio e participação de indústria e clínicas e da população de Umuarama”.

Segundo ele, os resultados obtidos nas pesquisas irão colaborar com novas perspectivas de tratamento, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A ocasião contou com a presença do conceituado professor doutor Paulo Roberto Dalsenter, que é pesquisador nível dois do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e professor e orientador do programa de mestrado e doutorado do departamento de Farmacologia da UFPR.

“A participação do doutor Dalsenter foi memorável”, exclama a diretora, lembrando que cinco professores do nosso corpo docente foram seus alunos durante o doutorado em Farmacologia na UFPR.

Atualmente, o mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Unipar está com duas turmas em andamento e irá selecionar, neste mês, acadêmicos para a terceira turma.

Nova turma com inscrições abertas

Para obter mais informações sobre o programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica da Unipar acesse o link http://presencial.unipar.br/pt-br/curso/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/mestrado-profissional-em-plantas medicinais/processo-seletivo. Telefone (44) 3621 2885 – ramais 1350 e 1285 ou ainda pelo e-mail emerson@unipar.br As inscrições seguem até 22 de fevereiro.

Mais mestrados e doutorado

Na modalidade stricto sensu, a Unipar oferece ainda outras cinco opções de cursos: mestrado em Direito Processual e Cidadania, mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos e mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura.