Mestrado: Bases Fisiológicas na Pesquisa em Ciência Animal é tema na Mostra Científica

Publicado em 7 de Maio de 2014 às 14:27

Na nona edição, evento reuniu estudantes e professores da Unipar e da Universidade Estadual de Maringá

Assim como nos anos anteriores, a 9ª edição da Mostra Científica e o 2º Simpósio do programa de mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense foi um grande sucesso. Realizado na Unidade-Sede, o evento reuniu mais de 100 participantes, entre professores e estudantes do mestrado e dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária e Biomedicina da Unipar, além de alunos do curso de Medicina Veterinária da UEM (em 26/04).

Os trabalhos começaram com o professor doutor Ricardo de Melo Germano, da UEM, explorando o tema ‘As Bases Fisiológicas na Pesquisa em Ciência Animal’. Depois foi a vez do médico veterinário e mestrando do programa da Unipar, Denis Steiner, falar sobre o ‘Manejo de Feridas na Espécie Equina’.

As atividades continuaram com a palestra ‘Diagnóstico por Imagem: Um Campo para Pesquisa’, proferida pela também médica veterinária e mestranda da Unipar, Dalila Soares de Paula. Já o biomédico e pós-doutor em Microbiologia pela USP, Rodrigo Assunção Moura, foi o convidado para dividir seus conhecimentos sobre ‘Superbactérias: Seriam elas a Catástofre da Saúde Humana e Animal do Futuro’.

Outro assunto que entrou na pauta de discussões foi ‘Ambiência em Frangos de Corte: Ventilação’, com o médico veterinário e mestrando da Unipar, Daniel Couto de Brito. O evento foi encerrado com a biomédica e mestranda em Farmacologia pela UFPR, Lorena Neris Barbosa, discorrendo sobre ‘Farmacologia e Toxicologia de Tropaeolum majus (Chaguinha) x Ciência Animal’.

Na avaliação da coordenadora do mestrado, professora Daniela Dib Gonçalves, o resultado superou as expectativas. “Mais uma vez atingimos nossa meta, propondo temas diversificados para estimular a produção científica e fomentar debates que contribuam para a construção de novas práticas de ensino, articulando com a pesquisa e a extensão”, ressalta. “E a cada ano que passa nosso encontro se posiciona como um importante meio de divulgação científica, integrando estudantes, professores e profissionais de excelente nível”, reforça.