Mercado de trabalho para farmacêutico continua aquecido

Publicado em 18 de Maio de 2023 às 09:00

Profissional pode trabalhar em hospitais, farmácias privadas, públicas, laboratórios, indústrias, entre outros

O mercado de trabalho para o profissional farmacêutico continua aquecido. Basta verificar a quantidade de novas farmácias que abrem nos municípios. O Paraná tem atualmente 6.337 farmácias, sendo que nos últimos 12 meses abriram no Estado 126 novos estabelecimentos deste tipo. É uma média superior a duas novas farmácias por semana. Os dados são do Conselho Federal de Farmácias (CRF-PR).

Além das farmácias, existem outras opções de trabalho, como distribuidoras de medicamentos, que subiram de 782 no passado para 856 (9,5%), ou laboratórios de análises clínicas, que tiveram ligeira queda em quantidade, de 672 para 655 (-2,5%), mas se mantiveram com alta demanda de serviços durante a pandemia da Covid-19.

Com isso, a procura pelo curso de graduação também é grande. Até o mês de março deste ano estavam registrados no Conselho Federal de Farmácia (CRF-PR) 21.275 profissionais farmacêuticos, um acréscimo de (5,7%), se considerar o mesmo período de 2022.

De acordo professora Patrícia Velasquez, coordenadora do curso presencial de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, a profissão tem amplas possibilidades de atuação e, após a pandemia, a importância do profissional farmacêutico e dos serviços prestados por ele aumentou. “Diariamente recebo mensagens anunciando vagas de emprego para farmacêutico em toda a região, o que mostra a necessidade crescente de profissionais nesta área”.