Medicina Veterinária: Projeto da Unipar já castrou mais de quatro mil animais

Publicado em 23 de Maio de 2016 às 16:29

Um dos maiores problemas que vivenciamos em relação a cães e gatos de estimação é o abandono e os maus tratos. Este problema vem sendo agravado ainda mais pelo crescente aumento populacional dos animais de rua e daqueles que possuem um lar, trazendo problemas ambientais e de saúde tanto para os bichos, quanto para a população, que está sujeita a contrair diversos tipos de zoonoses - doenças transmitidas do animal para o homem.

Uma das soluções para amenizar este problema é a castração dos animais, para evitar que continuem a se reproduzir e, consequentemente, gerar mais abandono e mais riscos à saúde humana. Em Umuarama, um projeto extensão de castração cirúrgica, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense, colabora na redução da natalidade de cães e gatos.

Funcionando há 18 anos, o projeto já castrou gratuitamente mais de quatro mil animais de Ong’s e de famílias carentes. O sucesso da iniciativa e os números alcançados estão sendo comemorados junto com os 20 anos de história da graduação.

Os procedimentos de castração são realizados nos laboratórios e clínicas do Hospital Veterinário da Unipar, sob a supervisão da professora Ana Maria Quessada. “É um projeto que tem muitos benefícios; além desta preocupação de ajudar no controle da população animal, evitando com isso a transmissão de doenças e acidentes de trânsito causados pelos animais de rua, nosso objetivo também é fornecer cuidados clínicos, avaliando o estado de saúde dos bichos”, explica a docente.

As famílias de baixa renda que desejam castrar seus animais podem ir ao Hospital Veterinário às quintas-feiras, a partir das 14h, para fazer o cadastro. Os interessados devem levar os documentos pessoais e uma conta de luz (com tarifa social) ou o cartão do Bolsa Família. Mais informações no telefone (44) 3621-2550.

Parceria com a SAAU

Além da comunidade carente, este ano o projeto vai atender principalmente os animais da SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama), um dos principais parceiros dos projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados no curso de Medicina Veterinária da Unipar. A Ong cuida de mais de 600 cães e gatos abandonados e em situação de risco. “A parceria com SAAU acontece desde sua fundação, pois, por ser uma entidade que depende de voluntários para sua manutenção, ela necessita de nossa ajuda”, afirma a professora Ana Maria Quessada.

Prática Acadêmica

O projeto envolve em torno de 50 estudantes do curso de Medicina Veterinária e de cursos de pós-graduação. “Ele dá aos alunos a oportunidade de praticar procedimentos necessários para uma boa formação profissional”, enfatiza a coordenadora do projeto. Durante as atividades, os futuros médicos veterinários aprendem sobre anestesia e cirurgia de castração, como coletar e examinar o sangue, realizar a fluidoterapia, a administração de fármacos, entre outras condutas. “Pelo fato de ser meu segundo ano no projeto, consigo perceber meu desenvolvimento quando comparado com as primeiras cirurgias das quais participei; isso é gratificante e encorajador. E durante os trabalhos posso enriquecer meu aprendizado, associando a teoria à prática e desenvolvendo a minha consciência social como cidadã e futura médica veterinária”, revela a estudante Michelly Pamela da Costa, que está no quarto ano. Participando pela primeira vez, o colega de curso Guilherme Fortuna afirma que o projeto oportuniza a vivência da realidade profissional. “Aqui nós interagimos com a comunidade, com os animais e aprendemos com os professores procedimentos complexos, que começam pela avaliação física e bioquímica. É uma forma de me familiarizar com a profissão que escolhi”.