Medicina da Unipar é parceira do município para ampliar atenção aos grupos de idosos

Publicado em 31 de Maio de 2023 às 11:28

Liga Acadêmica de Geriatria está ligada ao projeto; cerca de 150 idosos serão beneficiados com a proposta

A Liga de Geriatria do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama firmou parceria com as secretarias de Assistência Social e de Saúde, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) para assegurar mais atenção à saúde e ao bem-estar dos idosos acompanhados pelo município. O projeto foi lançado nesta terça-feira (30).

O trabalho conjunto foi apresentado ao prefeito Hermes Pimentel, à secretária Adnetra Vieira Santana (Assistência Social) e ao secretário Herison Cleik da Silva Lima (Saúde) pela professora Carla Dal Ponte, coordenadora do projeto, e pela assessora pedagógica do curso de Medicina da Unipar, Marina Gimenes.

Segundo a coordenadora do SCFVI, psicóloga Débora da Mata, a proposta é avaliar os cerca de 150 idosos atendidos pelo serviço e identificar os mais frágeis, que serão encaminhados para os atendimentos necessários na área social e de saúde visando melhorar a qualidade de vida.

Para a professora Carla Dal Ponte, a geriatria necessita de um olhar mais abrangente da sociedade, pois em breve os idosos serão a maioria da população. “O projeto objetiva ampliar a assistência ao idoso e levar essa visão aos acadêmicos de Medicina. Queremos avaliar todos os idosos do serviço para conhecer suas condições sociais, de saúde física e mental e a convivência familiar e comunitária para identificar riscos e direcioná-los aos atendimentos necessários”, explicou, acrescentando que o idoso não tem tempo para esperar por essa atenção, por isso a ideia é identificar os mais frágeis, encaminhá-los rapidamente aos serviços de saúde e acompanhar o seu progresso. “Nosso sonho é levar essa avaliação multidisciplinar também às unidades básicas de saúde e futuramente implantar um ambulatório para a terceira idade”, apontou a médica, agradecendo a oportunidade aberta pelo município para os acadêmicos que vão atuar no projeto.

Os acadêmicos de Medicina já estão realizando entrevistas e avaliações há duas semanas com grupos de idosos do SCFVI e os resultados ajudarão a nortear as políticas públicas para este importante segmento da sociedade. A Liga de Geriatra visa estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área, gerando maior proximidade do profissional da saúde ao cuidado integral do idoso. Dotada de uma visão interdisciplinar e multiprofissional, tem como foco a realidade da população em processo de envelhecimento, trabalhando políticas de prevenção a partir da avaliação das fragilidades do idoso.

(Fonte e fotos: Assessoria PMU)