Medicina: Acadêmicos participam de aula prática com o Corpo de Bombeiros

Publicado em 7 de Abril de 2022 às 14:42

Foco da atividade esteve no atendimento a pacientes que sofreram acidentes com trauma

O curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama está sempre inovando e buscando as melhores oportunidades de aprendizado concreto para os seus alunos.

Neste contexto, é que após a ministração de todo o conteúdo teórico relacionado ao atendimento inicial ao doente traumatizado, é que uma aula totalmente prática foi organizada, contando com a participação do 6° Subgrupamento de Bombeiros Independente (Corpo de Bombeiros de Umuarama).

O tema está ligado à disciplina de emergências clínicas e terapia intensiva, do professor, doutor Jackson Fuck, e está destinada aos acadêmicos do 4º ano de Medicina. Para um melhor aproveitamento, a aula foi dividida em duas etapas: a primeira para os alunos da turma B e a segunda para os alunos da turma A. “Como também temos acadêmicos que fazem estágio no Samu, este tipo de conteúdo relacionado às imobilizações necessita de um conhecimento bem aprofundado”, enfatizou o professor.

Assim, os soldados bombeiros André Pires Araujo Da Silva, Vinícius Dias Ribeiro e Ney Victor Silveira de Souza, por intermédio do 2º Tenente Marçal Gabriel da Costa, trabalharam com as turmas justamente a importância desse atendimento inicial para imobilizar o paciente de forma profissional e eficiente, sem comprometer ainda mais o seu quadro, mas ao contrário, atuando com a devida responsabilidade e cuidado para que ele seja transportado ao atendimento posterior necessário.

“Os bombeiros têm uma bagagem incrível no atendimento a traumas, é algo que faz parte da rotina de trabalho deles, assunto que dominam e que possuem formação específica, de modo que essas aulas práticas foram muito bem aproveitadas pelos nossos alunos. Além disso, os bombeiros foram muito atenciosos nesta parceria com a universidade e extremamente didáticos em suas explicações”, relatou o Dr. Jackson.

Última atualização em 7 de Abril de 2022 às 14:49