Mais de cem animais são atendidos em ação contra o câncer em cães e gatos

Publicado em 29 de Novembro de 2018 às 14:44

O câncer de mama e o de próstata não acometem apenas homens e mulheres, mas também animais. Com o objetivo de esclarecer e conscientizar sobre o assunto,...

O câncer de mama e o de próstata não acometem apenas homens e mulheres, mas também animais. Com o objetivo de esclarecer e conscientizar sobre o assunto, o curso de Medicina Veterinária da Unipar promoveu um ‘mutirão’ que uniu dois projetos: Outubro Rosa e Novembro Azul para cães e gatos.

A organização ficou por conta da acadêmica Pollyana Linhares Sala e da professora Ana Maria Quessada. O evento atraiu dezenas de donos e suas mascotes. Realizada ao lado do Lago Aratimbó, em um domingo, a ação contou com a participação de mais de 20 acadêmicos da graduação de Medicina Veterinária e do mestrado e doutorado em Ciência Animal, professores e funcionários do Hospital Veterinário.

Pollyana, que cursa doutorado na Unipar, conta que teve a iniciativa de organizar a ação ao perceber a grande demanda de pets atendidos no hospital da Unipar com essa doença. Os índices vêm aumentando e, segundo ela, a maior incidência é o de mama.

Todos os animais levados ao evento passaram por atendimento (foram 107 pets), que incluiu apalpação das mamas nas fêmeas, e dos órgãos reprodutores dos machos para verificar possíveis alterações. Além disso, os acadêmicos orientaram aos tutores dos cães e gatos sobre como realizar tais procedimentos, como medida de prevenção.

Suspeitas e adoção

A ação do curso de Medicina Veterinária registrou alguns casos suspeitos de câncer. Os donos foram aconselhados a levar os bichinhos para consulta no HV. Quem levou, ganhou desconto no valor da consulta.

A ação também contou com a feira de adoção de filhotes da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) e com palestras aos tutores. Ministradas pelos acadêmicos, foram abordados temas como contraceptivos, infecção uterina que ocorre em cadelas e gatas não castradas, câncer de mama e de próstata e gravidez psicológica.

Houve também distribuição de brindes.

FONTE: http://www.obemdito.com.br/noticias-umuarama/mais-de-cem-animais-sao-atendidos-em-acao-contra-o-cancer-de-caes-e/21589/