Mais de 19 mil atendimentos são registrados nas Clínicas de Odontologia no campus de Cascavel

Publicado em 11 de Dezembro de 2025 às 15:45

Serviço é oferecido para a população cascavelense e da região, via triagem, e ocorre durante todo o ano letivo

As Clínicas de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar), em Cascavel, são referência quando se fala em atendimento acessível e de qualidade. Neste ano de 2025, foram realizados 19.400 atendimentos nos espaços que a Universidade dispõe, somando os serviços prestados nas clínicas da graduação e da pós-graduação.

“Para a comunidade local e das cidades vizinhas, a existência do curso é significativa, as clínicas-escola oferecem acesso a diversos tipos de tratamento e de qualidade, contribuindo diretamente para a promoção da saúde bucal, prevenção de doenças, melhoria do bem-estar e, muitas vezes, para o resgate da autoestima dos pacientes”, afirma a coordenadora do curso, Juliana Garcia Mugnai Vieira Souza.

Os atendimentos realizados pelos acadêmicos da graduação são voltados para Clínica Geral, incluindo limpezas, restaurações, cirurgias simples e complexas, como extrações de molares e dentes do siso, além de atendimentos de odontopediatria, próteses, endodontia (tratamento de canal) e diagnóstico de lesões bucais, todos, com supervisão docente.

O impacto das clínicas é igualmente positivo para os acadêmicos: “representa a oportunidade de construir uma formação profissional de excelência, baseada em conhecimento científico, ética, responsabilidade e prática clínica qualificada”, explica a coordenadora.

Para a acadêmica Maria Eduarda de Andrade, que está concluindo a graduação, o atendimento clínico e o aprendizado adquirido vão além do domínio da técnica: “é preciso ter empatia, coragem e presença. Saí de cada atendimento diferente de como entrei”. Ela destaca também que, o maior desafio, foi lidar com a insegurança. “Foi justamente isso que me fez buscar força onde eu achava que não tinha: nos estudos, nos professores, nos colegas e, principalmente, na minha persistência. Eu aprendi a respirar fundo, pedir ajuda, repetir até dar certo e acredita que evoluir também é um processo”.

Todos os atendimentos nas clínicas ocorrem de forma gratuita, durante o ano letivo, sendo que há despesa para o paciente somente quando são realizados trabalhos protéticos, de aparelhos, radiografia panorâmica ou documentação ortodôntica, no entanto, toda a negociação e pagamento ocorre diretamente com o laboratório, sendo que a Universidade não tem participação nesta etapa. Para saber mais sobre os atendimentos e passar pela triagem, é necessário ligar no (45) 3321-1300 e solicitar encaminhamento à Clínica de Odontologia, a partir de fevereiro.

Atendimentos na pós-graduação

Já nos cursos de pós-graduação, são ofertados atendimentos especializados nas áreas de ortodontia (aparelhos dentários), endodontia e cirurgia, ampliando a oferta de serviços à comunidade e contribuindo para a especialização prática dos profissionais já formados. Nestes casos, uma empresa terceirizada, parceira da instituição, realiza uma cobrança simbólica, comparada com clínicas particulares.

Encaminhamentos especializados

Os casos em que os pacientes não podem ser atendidos na Universidade, devido a complexidade, são avaliados cuidadosamente e os pacientes recebem orientação a respeito de como encaminhar e dar continuidade ao tratamento em outros locais.