Maio Vermelho: Universidade explica principais causas do câncer bucal

Publicado em 16 de Maio de 2025 às 11:43

Unipar, em Cascavel, adere à campanha nacional e faz o alerta: 90% dos casos estão atrelados ao uso de tabaco

O mês de maio é marcado por muitas datas comemorativas e cores importantes, como o Vermelho, que busca conscientizar a população brasileira sobre o câncer bucal, uma doença que teve seu número de casos estimado para atingir mais de 15 mil pessoas até 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Como uma forma de contribuir para a disseminação de informações corretas sobre esse câncer, a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, fortalece as ações da campanha.

Apesar de a causa exata do câncer bucal ser desconhecida, ele está relacionado a múltiplos fatores de risco, conforme explica a Profª. da Unipar Dra. Eliana Cristina Fosquiera. “Existem os fatores externos, como o fumo de tabaco, tabaco sem fumaça, masca de bétel, cigarro eletrônico, álcool, exposição aos fenóis, (álcool), infecções por fungos como a Candida SP e por vírus oncogênicos, como o HPV, radiação solar, ausência/deficiência de higiene bucal. Como fatores internos enquadram-se os estados de saúde sistêmicos ou generalizados como desnutrição, anemia por deficiência de ferro, deficiência de vitamina A e suscetibilidade genética”.

Ela ainda faz o alerta: “A literatura científica ressalta que o uso de tabaco está associado a 90% do desenvolvimento da doença, por aumentar a temperatura dentro da boca, além de ser constituído por mais de 50 substâncias com potencial carcinogênico. Já o álcool está associado à hiperproliferação de células com ação cancerígena, tais como acetaldeído”.

Também conhecido como câncer da cavidade oral, ele pode se manifestar de forma rápida, em forma de úlceras (feridas) que não cicatrizam e são indolores, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, quando no estágio inicial, conforme explica a Dra. Eliane Fosqueira. “Em seu estágio avançado, as úlceras se apresentam maiores, dolorosas e com odor fétido. A lesão pode infiltrar nas estruturas subjacentes e os pacientes geralmente apresentam emagrecimento acentuado, dificuldade para falar, mastigar e deglutir”.

Já os locais da boca de maior prevalência são: o lábio inferior, a borda da língua e o assoalho bucal (abaixo da língua), mas pode surgir também na mucosa da bochecha, no palato (céu da boca), úvula, gengiva e nas glândulas salivares.

Aplicação da disciplina na Unipar

O câncer bucal faz parte do conteúdo programático do plano de ensino da disciplina de Diagnóstico Bucal, sendo que é abordado e enfatizado em aulas teóricas, aulas práticas com pacientes e em ações extracurriculares com a comunidade. A disciplina é ministrada pelos professores Dra. Eliane Cristina Fosquiera e MSc. Luis Fernando Zoch, ambos possuem pós-graduação em odontologia oncológica e atuam na área.

Clínica de Odontologia na Unipar

A Unipar oferece atendimento gratuito para a população, como preventivos, curativos, cirurgias, entre outros. O horário de funcionamento para cadastro/agendamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (45) 3321-1300, ramal 2043.

O curso de Odontologia é coordenado pela Cirurgiã-dentista, Profª. Juliana Garcia.