Maio Laranja: Psicóloga leva palestra ao Cmei Arlindo de Campos

Publicado em 18 de Maio de 2023 às 09:08

Foco se concentrou em mostrar à sociedade as formas de proteger a criança do abuso sexual, acolher e garantir diretos

Campanha Maio Laranja - o mês é conhecido pelas discussões voltadas ao combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Ampliando o olhar para o assunto, a psicóloga e orientadora educacional do Semipresencial da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade Toledo, Jéssica Lagni, esteve no Cmei Arlindo de Campos.

Bastante pertinente, o evento alusivo foi realizado para toda a comunidade. Em sua fala, foram abordadas questões de acolhimento da vítima, identificação dos sinais que a criança e o adolescente demonstram quando expostos à violação e como prevenir que fiquem vulneráveis a este tipo de violência.

A psicóloga destaca que ainda existe um tabu social sobre a temática da educação sexual, sobre a abordagem a ser utilizada com a criança e o adolescente, sobre os limites e sobre o corpo. E esse receio pode contribuir para torná-los cada vez mais vulneráveis aos abusos e à exploração infantil.

“Por vezes, é necessário que façamos o acolhimento, tratemos esses seres como sujeitos de direitos que são e como seres humanos que precisam de amor, carinho, atenção e cuidado”, disse.

E orientou: “A prevenção contra o abuso sexual infantil não se limita aos muros de sua casa, qualquer desconfiança que tenhamos sobre uma possível violação do direito infantil, se faz necessário denunciar. Precisamos salvar vidas, cuidar das nossas crianças. Disque 100”.