Maestro Israel Menezes rege Concerto de Outono na Unipar

Publicado em 15 de Junho de 2022 às 09:04

Seiscentas pessoas estiveram no auditório para ver o show da Orquestra de Câmara de Niterói e Membra Vocal de Cascavel

No último mês, o curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – Unipar trouxe para Cascavel o Concerto de Outono, regido pelo maestro Israel Menezes. O evento aconteceu no auditório da Unipar e recebeu centenas de pessoas. No palco se apresentou a Orquestra de Câmara de Niterói, associada ao Coral de Cascavel - Membra Vocal, preparado pelo professor Jocimar Silva.

O espetáculo contou com peças do período romântico e período clássico, peças de orquestra e de orquestra em coro.

“Essa é uma prévia para apresentar Mozart, em outubro”, disse o maestro, que já foi convidado para reger diversas orquestras do Brasil e do exterior, com peças na França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia.

O maestro veio a Cascavel em 2010, para o Festival de Música, e entrou com o projeto de fundação de uma orquestra profissionalizante. O grupo tem atividade intensa há 6 anos e, todo ano, faz a noite de gala no teatro municipal.

“Aprender a tocar em uma orquestra é um caminho difícil, trabalhar com profissionalismo; eu me sinto capaz para deixar do jeito que eu quero, com condições favoráveis para criar uma orquestra de bastante qualidade aqui na cidade”, elogiou.

Para Menezes, música é linguagem divina. Ele observa que uma novela ou filme, se tirar o fundo musical e deixar a cena pura, acaba a emoção. ”Quando estou no palco e vejo várias pessoas chorando de emoção, sinto que toquei o coração de muitos e isso me faz uma pessoa melhor, por poder transformar de alguma maneira”, disse.

Ainda, ressaltou que o estudo da música também tem vantagens na vida da criança: “Crianças que lidam com música são privilegiadas. A música estimula o hemisfério direito cerebral, responsável pelas atividades cognitivas. Hoje vemos projetos de crianças de comunidade, saindo de um caminho torto e entrando no caminho da música, a penetração social e cultural não tem preço. Esse é o grande porte, trazer cultura para um povo que é sedento disso e quase não tem oportunidade de ouvir boa música. E não precisa entender de instrumento musical, basta ouvir e sentir o que ela vai produzir.