Liga de Cardiologia dá início às atividades do ano de 2024

Publicado em 6 de Fevereiro de 2024 às 11:59

Teste cardiopulmonar marcou o retorno; avaliação é utilizada para o diagnóstico de doenças cardiovasculares

A Liga de Cardiologia do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama já deu início às atividades do ano de 2024. O retorno foi com a realização do teste cardiopulmonar ou ergoespirometria, um teste de esforço máximo que fornece informações cardiopulmonares e metabólicas durante o exercício físico.

Superior ao teste ergométrico no diagnóstico de doenças cardiovasculares, ele fornece variáveis que expressam a função e os ajustes cardiovasculares e respiratórios ao longo do exercício físico, como melhora do desempenho físico, perda de peso, ajustes de treinamento, diagnóstico de doenças cardiopulmonares e prescrição de exercício físico em indivíduos saudáveis, pneumopatas e cardiopatas.

Os acadêmicos do 5º ano de Medicina, juntamente com seu preceptor, o Cardiologista do esporte, professor Dr. Jeanderson Oliveira, avaliaram a campeã ibero-americana e medalhista do pan-americano, Amanda Miranda e jogadores do Umuarama futsal.

“É importante fazer essa avaliação em atletas de competição para um estudo da resistência cardiopulmonar, além de doenças cardiológicas, critérios de grande importância na preparação dos campeonatos, além disso, conseguimos de forma precisa e individualizada chegar aos nossos objetivos”, destacou o cardiologista.