Lideranças refletem sobre relações interpessoais e comunicação

Publicado em 10 de Abril de 2024 às 18:41

Segunda etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes aborda conflitos e autoconhecimento na gestão.

Na Universidade Paranaense – UNIPAR, além dos alunos, os gestores também aprendem. Nos dias 9 e 10 de abril, 67 deles se aprofundaram sobre gestão de conflitos, autoconhecimento e relacionamento no ambiente de trabalho, dentro da segunda etapa do Programa de Desenvolvimento de Líderes, realizada na sede da instituição, em Umuarama (PR).

Com a facilitação do consultor Flávio Lettieri, os participantes refletiram sobre como se dá a relação com o outro, a responsabilidade acerca do que se sente e como lidar com o desconforto das
mudanças e diferentes visões de mundo. “Procuramos aumentar o nível de conhecimento do grupo, para que as pessoas possam se entender melhor. Entender que as relações são interdependentes e as minhas expectativas são aquilo que gera o meu conflito. Então, é um processo provocativo e intenso. Acreditamos que é um ponto de partida para se ter uma liderança melhor”, destaca Lettieri.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes tem o objetivo de trabalhar tanto o desenvolvimento das competências necessárias para o líder atuar na gestão, como para a formação de pessoas no ambiente de trabalho “A etapa deste mês focou em relações interpessoais e comunicação, mas haverá outras. O desenvolvimento será contínuo e contribuirá para o foco e alinhamento da alta liderança”, esclarece Danielle Jordana, gerente da área de Gestão de Pessoas, responsável, também, pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da UNIPAR.