Curso de direito realizou oferta de serviços como divórcios consensuais, ações de guarda de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento ou dissolução de união estável, entre outros
Entre os dias 18 e 20 de setembro, a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cianorte, sediou o Programa Justiça no Bairro, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), realizada em parceria com o SESC Cidadão e a Prefeitura Municipal. O evento teve como propósito oferecer atendimentos jurídicos e sociais gratuitos, com foco especial em comunidades em situação de vulnerabilidade.
Criado pelo TJPR, o Justiça no Bairro é um programa itinerante que busca ampliar o acesso da população à Justiça, levando serviços diretamente a locais onde, muitas vezes, há dificuldades em chegar a fóruns ou órgãos oficiais. Em Cianorte, a estrutura foi organizada com o apoio da Unipar, que disponibilizou o campus e mobilizou acadêmicos e professores do curso de Direito para integrar os atendimentos ao lado de profissionais da área, do SESC Cidadão e da Prefeitura.
Ao longo dos três dias de atividades, a comunidade foi atendida em demandas jurídicas e de cidadania, com a participação ativa dos acadêmicos de Direito da Unipar, que auxiliaram nos encaminhamentos e puderam vivenciar na prática a relevância da conciliação e da mediação de conflitos, sempre orientados por professores e profissionais da área.
Entre os serviços oferecidos estiveram divórcios consensuais, ações de guarda de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade ou maternidade, retificação de registro civil, realização de exames de DNA e emissão de segundas vias de certidões.
O evento registrou resultados expressivos, com mais de oito mil atendimentos realizados. Foram contabilizadas 1.215 assistências jurídicas na área consensual e 264 na área litigiosa, além de 95 exames de DNA e 800 perícias médicas. Também foram emitidas 136 solicitações de certidões, confeccionadas 553 carteiras de identidade e realizados mais de 1.500 atendimentos pela Polícia Civil do Paraná na Comunidade. O SESC Cidadão registrou 1.132 atendimentos, enquanto o programa Paraná em Ação somou 1.620 atendimentos. O Tribunal Regional Eleitoral esteve presente com 80 atendimentos, e as Secretarias Municipais realizaram outros 172.