Justiça no Bairro: Evento recebeu mais de 6 mil pessoas

Publicado em 11 de Agosto de 2023 às 09:08

Evento é coordenado pela desembargadora de Justiça Joeci Camargo, que elogiou a entrega dos alunos de Direito

A Universidade Paranaense – Unipar mais uma vez sediou o Justiça no Bairro, em Cascavel. Este ano, mais de 6 mil pessoas foram atendidas pelo Programa do Tribunal de Justiça do Paraná. Acadêmicos do curso de Direito atuaram na prestação de serviços à população, via Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita).

O evento é conduzido pela desembargadora Joeci Camargo, e realizado em parceria com a prefeitura de Cascavel, via Secretaria de Assistência Social, Sesc Cidadão, cartórios de registro civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Emocionada, a desembargadora afirmou que a receptividade e todo o trabalho desenvolvido é sempre extraordinário, existe confiabilidade, respeito e troca. “Nessa oficina de trabalho, os alunos passam a ministrar conhecimentos, a nos alimentar com seus ideais e vontade segura de ser - juiz, promotor de justiça, advogado. É um momento ímpar”.

Ainda, reforça a doação dos alunos: “Nesta empreitada da dignidade e da cidadania, os alunos fazem algo muito melhor, conciliam capacidade intelectual com capacidade de amar, a sabedoria de ser e existir como ser humano. Não existe melhor dádiva do que você dar, um presente, um sorriso, um olhar de esperança, um abraço acolhedor. São essas referências que esta casa Unipar me traz, de amizade e amor, que se transformou num gigante de solidariedade.

Os atendimentos foram na área de Família: divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável (reconhecimento ou dissolução), reconhecimento de paternidade/maternidade. E, ainda, retificação de registro civil e emissão de Carteira de Identidade, pela Polícia Civil. Outro momento esperado foi o Casamento Coletivo, com o sim de 104 casais, embalado pelo Grupo Musical Mariage.

O público agradeceu com sorrisos. O senhor V. T. procurou o serviço para realizar o exame de DNA do bebê, que está com 5 meses, e saiu feliz: “Esse dia é muito viável, porque é algo que a gente não precisou pagar, e isso é uma grande oportunidade”. Já a senhora F. S. realizou o divórcio: “esse é um evento de boa qualidade, que já se resolve, porque se não a gente vai pendurando por anos”.

A programação também contou com a parceria do Paraná em Ação, que contribuiu com os serviços de solicitação de refúgio, visto humanitário, visto para fins de estudos, naturalização, emissão de antecedentes criminais, encaminhamento para cursos de português e cursos profissionalizantes, elaboração de currículo, entre outros.