Júri simulado aprofunda conceitos de Direito Penal

Publicado em 2 de Setembro de 2022 às 08:58

Turma do 4º ano foi responsável pelo júri, que propôs um caso de homicídio; o Tribunal do Júri absolveu o réu

Aprender na prática. Na última semana, o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, propôs à turma do 4º ano uma atividade diferenciada, um júri simulado. Os alunos desempenharam os papéis da promotoria, defesa, jurados e réu. Quem conduziu os trabalhos foi o professor Robson Akio Sawada, que ministra a disciplina de Direito Penal.

O caso do júri foi um homicídio provocado por quatro disparos de arma de fogo, tendo como acusados os irmãos Vanderlei e Rogério. A situação ocorreu em um comércio de bebidas, durante a tarde de um domingo. Todos, inclusive a vítima, estavam com suas faculdades mentais prejudicadas em decorrência do consumo de bebida alcoólica. Éder começa a provocar os presentes, intimando para uma briga, que ocasionou seu óbito.

No caso, a promotoria ofereceu denúncia em face de Vanderlei por autoria de homicídio simples (art. 121, do Código Penal) e Rogério por partícipe.

Atuaram nas defesas: Thayane do Nascimento, Marina Kuhn, Etiene Pasini e Rahylla Braga (de Vanderlei); Maria Alice Piúma, Erik Orlandine, Cintya Metz, Luma Aleixo e Mariana Cruz (de Rogério). E respectivamente nas acusações: Thais Slometzki, Daniela Urano, Fernando Peixer, Franciany Bonatto, Ana Haido, Kimberly Lima; e Luiz Henrique Gois, Gilberto Frohlich, André Boveto, Gabriel Foizer.

Para Thayane, a experiência do júri foi satisfatória. “Primeiro, o júri demandou um estudo mais aprofundado sobre a matéria penal, processual penal e até mesmo sobre o prisma psicológico, que foi fundamental para o desenvolvimento da tese defensiva. Em segundo plano, proporcionou a aplicação prática de técnicas de oratória e persuasão, que são cruciais na carreira advocatícia”, frisou.

Ainda, complementou: “Foi uma atividade desafiadora, mas muito instigante e enriquecedora em nível acadêmico, profissional e pessoal”.