A 1ª Jornada do Curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Guaíra, reuniu cerca de 130 acadêmicos em dois dias de atividades voltadas à formação profissional, à troca de experiências e à discussão de temas que fazem parte da atuação do psicólogo.
Realizada nos dias 25 e 27 de agosto, a programação também marcou as comemorações pelo Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto.
Com a proposta “Do saber à prática: múltiplos caminhos para compreender e transformar”, a primeira edição da Jornada aproximou estudantes, professores, egressos e profissionais que já atuam em diferentes áreas da Psicologia.
Ao longo dos encontros, os participantes discutiram desde a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital até os desafios encontrados após a graduação e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Palestra da Polícia Federal
A programação teve início no dia 25 de agosto, no anfiteatro da Unipar, com a palestra “Guardiões da Infância”, ministrada pela agente federal Taís Garcia. A atividade apresentou aos acadêmicos o programa desenvolvido pela Polícia Federal para contribuir com o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Durante o encontro, foram abordadas ações de prevenção, orientação e conscientização, principalmente sobre situações de risco relacionadas ao ambiente digital.
O programa conta com policiais federais voluntários capacitados para levar informações diretamente a escolas e instituições de diferentes regiões do país.
A iniciativa tem como objetivo ensinar e incentivar crianças, adolescentes, famílias, educadores e demais integrantes da rede de proteção a adotarem um uso mais seguro, responsável e positivo da internet.
A proposta também inclui a identificação de riscos e a disseminação de informações que possam contribuir para prevenir situações de violência sexual e outras formas de exposição no ambiente virtual.
Para o professor e psicólogo Fernando Gonçalves de Souza, a discussão permitiu aproximar os estudantes de uma questão que exige preparação dos futuros profissionais.
“A Jornada da Psicologia foi um momento muito significativo para nossos alunos, porque trouxe a oportunidade de aproximar a formação acadêmica da realidade profissional. Tivemos uma palestra com a agente da Polícia Federal sobre abuso infantil, um tema que exige responsabilidade e preparo, e também uma roda de conversa com psicólogos que compartilharam suas experiências e diferentes caminhos dentro da profissão. Como professor e psicólogo, acredito que momentos como esses ampliam o olhar dos alunos e mostram que a Psicologia vai muito além da sala do consultório.”
Egressos compartilham experiências
Dois dias depois, em 27 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Psicólogo, a Jornada continuou com a mesa-redonda “A profissão Psicólogo: desafios, possibilidades e experiências na prática profissional”. A atividade reuniu egressos do curso de Psicologia da Unipar que atualmente trabalham no município de Guaíra.
Participaram da conversa Amanda Vanessa Schisler Groff, servidora pública da Prefeitura de Guaíra; Bruna Mota, servidora pública municipal que atua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Leticia Caroline Ramos, servidora pública da Secretaria Municipal de Educação; e Kevin Willi Ribeiro, que trabalha na Escola Municipal Técnica e Profissionalizante (EMTP) e no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE).
A mesa-redonda abriu espaço para uma conversa sobre a transição entre a universidade e o mercado de trabalho, os primeiros anos após a formação e os desafios encontrados pelos psicólogos no cotidiano profissional.
A diversidade das áreas de atuação dos convidados também permitiu mostrar aos estudantes diferentes possibilidades de carreira para além da prática clínica tradicional.
Outro ponto discutido foi a relação entre os conteúdos estudados durante a graduação e as situações encontradas na rotina profissional. A proposta foi mostrar como os conhecimentos teóricos são utilizados em diferentes contextos e de que maneira as experiências vividas depois da formação contribuem para a construção da identidade profissional.
Perguntas dos acadêmicos conduzem conversa
Os próprios estudantes participaram da construção da mesa-redonda. Antes do encontro, acadêmicos do curso elaboraram perguntas para os egressos e profissionais convidados, fazendo com que a discussão partisse também das dúvidas de quem ainda está na graduação.
Entre os questionamentos apresentados estavam: “Qual foi a maior diferença entre a teoria aprendida na graduação e a realidade da prática nos primeiros anos de formado? O que a faculdade ensina e o que só o mercado ensina?”
A partir das perguntas, os convidados puderam compartilhar situações vivenciadas depois da conclusão do curso, falar sobre as escolhas feitas ao longo da carreira e apresentar experiências em diferentes espaços de atuação da Psicologia.
A conversa também permitiu aos acadêmicos conhecer mais de perto desafios que poderão encontrar ao ingressar no mercado.
Para a professora Tânia Lopes, o contato com profissionais formados pela própria instituição ajudou os estudantes a visualizar novas possibilidades para o futuro.
“Para nós, foi um momento de encontro, conhecimento e troca de experiências com egressos de nossa instituição, vendo surgir, nos olhos de nossos alunos, a construção de novos caminhos para a vida acadêmica de cada um. A 1ª Jornada Acadêmica da Unipar representou muito mais do que uma programação, uma mesa-redonda com profissionais da Psicologia ou um encontro de atividades: foi um espaço para aproximar estudantes, professores e profissionais, estimular o pensamento crítico e transformar conhecimento em experiências que ultrapassam a sala de aula.”
Dia do Psicólogo tem homenagem
A programação do dia 27 também ganhou um momento dedicado às comemorações pelo Dia do Psicólogo. Para marcar a data, os acadêmicos prepararam uma homenagem aos profissionais da área que trabalham na Unidade de Guaíra, tanto na docência quanto no Centro Integrado de Neuropsicologia (CINP).
Os estudantes produziram um vídeo sobre cada um dos psicólogos que atuam na Unidade. A exibição emocionou professores e profissionais homenageados e transformou a atividade em um dos momentos mais descontraídos e afetivos da Jornada.
Além do vídeo, cada psicólogo recebeu uma lembrança preparada especialmente para a comemoração. A homenagem encerrou a programação aproximando acadêmicos e profissionais que participam diretamente da formação dos futuros psicólogos.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Janaína Cabral de Souza Vendruscolo, a realização da primeira Jornada representa uma etapa importante para o desenvolvimento da graduação na Unidade de Guaíra, principalmente por criar novas oportunidades de contato entre os estudantes e profissionais que já vivenciam diferentes áreas da Psicologia.
Segundo a coordenadora, a Jornada acadêmica representa um passo fundamental para o crescimento do curso na Unidade de Guaíra, ao criar um espaço de diálogo direto com especialistas e estimular a reflexão crítica entre os estudantes.
Com a participação de 130 acadêmicos, a 1ª Jornada do Curso de Psicologia encerrou sua programação reunindo diferentes perspectivas sobre a profissão.
Última atualização em 23 de Setembro de 2026 às 17:54