Jornada Acadêmica recebe treinadora física de medalhista das Olimpíadas de Pequim

Publicado em 22 de Setembro de 2021 às 08:00

Professora Lilian Barazetti palestrou sobre treinamento desportivo; semana ainda abordou os temas avaliação física e iniciação esportiva

O mês de setembro está sendo de extensa programação para o curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo. Um dos eventos realizados foi a Jornada Acadêmica, que aconteceu no salão de eventos do Campus II (8, 9 e 10/9).

A abertura foi com o professor Gustavo Brandão, que falou sobre Avaliação Física, destacando os métodos de avaliação para uma boa prescrição de exercício físico. O destaque foi para a importância de identificar o condicionamento físico e a taxa de gordura e massa corporal do indivíduo. Também explicou como a avaliação física colhe medidas e afere a aptidão cardiorrespiratória dos pacientes.

Outra palestra foi sobre Treinamento Desportivo, ministrada pela professora Lilian Barazetti, que foi preparadora física da atleta de Taekwondo, Natália Falavigna. Juntas, foram medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Ela falou sobre a adaptação dos estímulos externos do atleta e a relação entre o objetivo de melhorar o desenvolvimento e o aumento do rendimento esportivo.

Na última noite de Jornada, o professor Joel de Souza trouxe a proposta da Iniciação Esportiva. Foi um curso teórico-prático com “o intuito de vivenciar diversas modalidades esportivas e possibilidades de atuação na iniciação esportiva, principalmente por ser o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva”.

Os acadêmicos participaram em peso. Para a estudante Bruna Andreolla (3º ano), os conteúdos ministrados somam-se às disciplinas da matriz curricular. “Tivemos o privilégio de realizarmos excelentes cursos, com ótimos profissionais, e por um preço bem acessível dentro da nossa Universidade”.

O coordenador do curso, professor Robson Recalcatti, destaca que “a Universidade cumpre o compromisso de oportunizar aos acadêmicos cursos que contribuam para o seu futuro profissional, preparando com excelência o nosso aluno para o mercado de trabalho”.