JONUTRI realiza palestras com foco em saúde, diversidade e prática profissional

Publicado em 28 de Agosto de 2025 às 14:28

Evento reuniu especialistas para debater estratégias nutricionais, apoio a atletas e aspectos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), campus Sede em Umuarama, realizou ontem (27) a palestra “Seletividade Alimentar e Autismo”, ministrada pela nutricionista Déborah Belotti, do Instituto de Atendimento de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista de Umuarama (IAITEA). O evento ocorreu na Sala de Vídeo Central e integrou a programação da VIII Jornada Acadêmica de Nutrição (JONUTRI).

A palestra abordou estratégias nutricionais para lidar com padrões alimentares restritivos em pessoas com TEA, explorando técnicas para estimular a aceitação de novos alimentos e garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais. Foram discutidos o papel do nutricionista na orientação familiar e na elaboração de planos alimentares funcionais e adaptados às necessidades individuais.

Em um segundo momento, uma mesa-redonda debateu a atuação do nutricionista no fisiculturismo, detalhando a rotina de preparo dos atletas, a organização das dietas e o importante apoio dado para o desempenho esportivo. A coordenadora do curso, Paula Montanhini Favetta, destacou a relevância do evento. “Todo ano realizamos esta semana acadêmica para trazer diferentes áreas da nutrição, assim permite que os alunos vivenciem a realidade profissional e conectem os conteúdos teóricos com o mercado de trabalho”.

Ao longo da semana, mais de 10 palestras e mesas-redondas foram realizadas, abordando temas atuais da área, como nutrição esportiva, saúde da mulher, oncologia, genética, lipedema e seletividade alimentar. A programação proporcionou aos estudantes diferentes perspectivas e experiências na formação acadêmica e desafios profissionais.

A Jornada Acadêmica também marca a aproximação do Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. As atividades seguem nesta quinta-feira (28), com palestras sobre interpretação de lipidograma, lipedema com degustação, práticas laboratoriais e encerramento com premiação das equipes que participaram dos desafios realizados ao longo da semana.