Intervenções de psicologia escolar atendem mais de 360 pessoas em Francisco Beltrão

Publicado em 18 de Junho de 2025 às 11:42

Projeto fortalece vínculos entre escolas, famílias e comunidade por meio de práticas voltadas à saúde mental e educação inclusiva

A atuação da Psicologia no ambiente escolar tem se mostrado cada vez mais relevante diante dos desafios contemporâneos da educação. Um exemplo disso são as intervenções realizadas por acadêmicos do 5º ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão. A iniciativa, que atendeu 361 pessoas, entre estudantes, familiares e profissionais da educação, foi desenvolvida em 10 instituições de ensino da cidade, contemplando desde a educação infantil até a de jovens e adultos.

As ações foram orientadas pelas “Diretrizes para a Atuação da Psicologia nas Escolas”, do Conselho Federal de Psicologia, e buscaram articular a formação teórica com as demandas concretas da comunidade escolar. O foco foi a promoção da saúde mental, do bem-estar coletivo e de práticas pedagógicas mais inclusivas.

Entre os temas abordados nas intervenções, destacaram-se: Promoção de habilidades socioemocionais; Prevenção ao bullying e à violência escolar; Fortalecimento do vínculo entre escola e família; Saúde mental dos educadores e práticas de autocuidado.

Além do trabalho direto com os alunos, as ações incluíram escuta ativa de professores, rodas de conversa com pais e oficinas formativas, em uma abordagem interdisciplinar e colaborativa.

“A Psicologia escolar não se resume a atendimento individual. Trata-se de compreender o contexto, promover mudanças institucionais e fortalecer relações. Nossos alunos vivenciaram isso na prática, com sensibilidade e compromisso social”, afirmou a professora Thaís Gutstein Nazar, responsável pela disciplina Relações Educacionais e Intervenções em Psicologia, que conduziu o projeto.

A experiência também evidenciou a importância da Lei nº 13.935/2019, que estabelece a presença de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica. A legislação reconhece o papel fundamental desses profissionais na construção de um ambiente escolar que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes.