Integração da Lavoura, Pecuária e Floresta é discutida no Simpósio em Biotecnologia

Publicado em 5 de Outubro de 2017 às 16:00

O programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, realizou o 11º Ciclo de Palestras e o 12º Simpósio em Biotecnologia Aplicada à Agricultura. Repetindo o sucesso das edições anteriores, os dois eventos reuniram professores, estudantes de graduação, mestrandos e doutorando (em 22 e 23/9). A diretora do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências, professora Giani Colauto, prestigiou.

No Simpósio, os participantes tiveram contato com pesquisadores e profissionais conceituados da área da Biotecnologia. Na abertura, o professor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Douglas Dragunski, ministrou a palestra Aplicação dos nanofios por eletrofiação: usos ambientais e na agricultura.

Em seguida, foi a vez do pesquisador e professor do Colégio Agrícola de Umuarama, Gilberto Ferreira, falar sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta’. Outro tema discutido foi Know-how - Produção de Açúcar e Etanol, com o químico industrial Eder Tadeu Pacheco, da Usina Santa Terezinha.

Já no Ciclo de Palestras, os mestrandos e doutorandos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas pesquisas apresentando seus projetos e, ao mesmo tempo, vencendo o desafio de falar em público num evento científico.

No total, foram apresentados 16 temas, entre eles, Sinalização de espécies reativas de oxigênio em plantas sob estresse alumínio, Importância das biomoléculas obtidas de plantas nativas, Micro-organismos promotores do crescimento vegetal, Métodos de extração de óleo essencial e Aplicações biotecnológicas para a remoção de chumbo em efluentes.

“O resultado superou todas as expectativas e, mais uma vez, cumprimos como o nosso dever de propiciar a troca de experiências entre nossos estudantes e os profissionais sobre assuntos importantes da área da Biotecnologia”, avalia o coordenador do programa, professor Nelson Colauto.