A proposta pretende incentivar talentos, estimular a criatividade e oferecer oportunidades para os participantes
Uma iniciativa pioneira voltada para alunos com altas habilidades e elevado interesse em Tecnologia da Informação foi lançada pelos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade Paranaense (Unipar), campus-sede em Umuarama, por meio do projeto de extensão universitária INOVATECH. A proposta pretende incentivar talentos, estimular a criatividade e oferecer oportunidades para que estes jovens iniciem uma trajetória sólida rumo ao futuro tecnológico.
A proposta combina formação prática, oficinas de tecnologia e acompanhamento em projetos reais, reunindo professores e acadêmicos da universidade. O ambiente será especialmente dedicado àqueles que demonstram aptidão e entusiasmo pela área, e assim transforma o conhecimento e potencial em inovação.
A primeira imersão deste grupo ocorre em 1º de outubro de 2025, no período da tarde. Os alunos serão recepcionados pela coordenação-geral dos cursos de Tecnologia da Unipar, conhecerão toda a infraestrutura de laboratórios de informática e participarão de atividade prática no Laboratório INOVATECH, para vivenciar um ambiente de criatividade, inovação e colaboração.
Embora este seja um projeto piloto, a expectativa da universidade é expandi-lo em 2026, estendendo seu alcance a estudantes de toda a cidade de Umuarama, tanto da rede municipal quanto estadual de ensino.
Segundo o coordenador do curso, professor Cleber de Souza Relli, o compromisso da universidade é criar oportunidades em um ambiente seguro, controlado e saudável, para estimular jovens talentos a desenvolverem suas habilidades passo a passo. “Acreditamos que, por meio da tecnologia, da infraestrutura e do apoio humano, é possível ajudar cada aluno a transformar seus sonhos em projetos inovadores e seu potencial em resultados concretos para a sociedade”.