Inovação: Unipar lança curso de Gestão Tributária

Publicado em 23 de Agosto de 2021 às 09:00

Na modalidade EAD, proposta é pioneira e ímpar no Brasil e atende demandas profissionais da área contábil-tributária

Após um aprofundado estudo de mercado, em 2019, a Universidade Paranaense - UNIPAR lançou um curso experimental na modalidade da educação a distância, a graduação em Gestão Tributária.

Novidade no mercado, como primeiro e único no Brasil, o curso nasceu frente às demandas profissionais da área da contábil-tributária, já que nem os cursos de Direito e Ciências Contábeis aprofundam os tópicos que compõem essa proposta. “Isso ocorre em virtude da variedade de tributos e da complexidade da realidade fisco-tributária brasileira”, explicou a coordenadora do Núcleo de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas (EAD), professora Izabel Gozer.

É um curso que possui em sua matriz curricular disciplinas das áreas contábil e tributária (com destaque para esta última). E, devido ao seu caráter inovador, solicitou-se ao Ministério da Educação (MEC/INEP) a criação do rótulo (nome do curso) Gestão Tributária, pedido deferido em 25 de agosto de 2020. Data em que foi aprovado o primeiro curso Superior de Tecnologia, concebido pela Unipar EAD.

O curso foi ofertado pela primeira vez no ano de 2020, com uma aceitação expressiva de profissionais que desejam aprofundamento e atualização na área tributária. “Atualmente é um dos cursos de tecnologia da área de negócios mais procurados, com alunos do Brasil todo e satisfação acima da média”, destacou Gozer.

SOBRE A GESTÃO TRIBUTÁRIA

A gestão tributária é a área que se dedica à aplicação de diversas técnicas que possibilitam às organizações cumprir todas as suas obrigações fiscais e tributárias nas esferas municipal, estadual e federal. Envolve, também, a interpretação correta da legislação fisco-tributária, com foco na prevenção de riscos e danos financeiros aos negócios, bem como a redução da carga tributária que onera as organizações. Assim, a gestão tributária é responsável pela análise da melhor forma de tributação para a empresa, gerando redução da carga tributária e aumento de desempenho.

PERFIL PROFISSIONAL

Como não há regras padronizadas para todas as empresas para a redução da carga tributária, há necessidade de um profissional especialista na área que analise cada uma de forma individualizada. Trata-se de uma formação profissional multidisciplinar que agrega conhecimentos das áreas da administração, contabilidade, finanças e direito.

O CURSO NA UNIPAR

A estrutura curricular do curso é composta por disciplinas direcionadas a tributos diretos e indiretos, tributação sobre o patrimônio da pessoas física, planejamento sucessório, auditoria tributária e gestão tributária. Os alunos são acompanhados individualmente pelo tutor mediador e tutor presencial, buscando garantir o aprimoramento do processo de ensino, contribuindo assim, para a compreensão da aplicação da teoria, além de promover a troca de conhecimento entre os alunos, professores e tutores.