Inclusão pelo esporte: Unipar inicia atividades do projeto Nadando na Frente

Publicado em 27 de Julho de 2020 às 15:00

Incentivando a prática de esportes para melhoria da qualidade de vida, projeto beneficia crianças de famílias de baixa renda

Depois de Umuarama, foi a vez da cidade de Cianorte receber o projeto Nadando na Frente, criado e mantido pelo Instituto de Esportes. Funcionando em várias cidades do Brasil, com apoio da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos e apadrinhamento de Fernando Scherer, o famoso nadador Xuxa, o projeto beneficia crianças de famílias de baixa renda, com o objetivo de promover inclusão social e incentivo à prática de esportes para melhoria da qualidade de vida.

A Universidade Paranaense é parceira da iniciativa e o lançamento em Cianorte aconteceu no final do mês passado, na Unipar. Participaram da solenidade o coordenador do projeto no Paraná, Thiago Torres, o diretor da Unidade, professor José Aparecido de Souza, o diretor-executivo da Unipar, José Maria de Oliveira, o coordenador multicampi do Ciape, professor Bruno Oliveira, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Cianorte, professor Marcelo Rodrigues, o vice-prefeito de Cianorte, Alberto Nabhan, além de lideranças da cidade, empresários parceiros e as crianças beneficiadas, que estavam acompanhadas dos pais.

As atividades já começaram e, inicialmente, 48 crianças de escolas da rede municipal de ensino participam das aulas, que acontecem aos sábados, das 8h às 11h, no Complexo Esportivo da Unipar. “Este projeto é uma grande oportunidade para as crianças que estão em estado de vulnerabilidade social. Aqui elas vão aprender natação, esporte infelizmente ainda elitizado no nosso país devido aos altos custos para a prática, e poderão absorver todas as benesses que o esporte traz, seja física, social, comportamental e educacional”, disse o professor Marco Suguimati, coordenador do Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitário), que está à frente dos trabalhos, na Unipar.

Além do espaço físico, a Unipar coloca à disposição do Nadando na Frente professores e estagiários do curso de Educação Física, que vão ministrar as aulas. Ao final da cerimônia de lançamento, as crianças foram agraciadas com brindes do projeto.