Horto Medicinal Unipar realiza palestra para crianças do Cmei do Sonho Meu

Publicado em 5 de Setembro de 2023 às 09:22

Equipe do projeto levou à Educação Infantil conhecimentos sobre plantas medicinais explorando os sentidos

Na última semana, a equipe do Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar (Campus 2/Umuarama) esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado no Conjunto Sonho Meu.

A equipe do projeto de extensão realizou palestra para as crianças da pré-escola e maternal, com o objetivo de estimular os sentidos (olfato, tato, paladar e visão), com relação às plantas medicinais.

Foram utilizadas várias espécies medicinais. As aromáticas para estimular o olfato, como foi o caso do orégano (Origanum vulgare), menta-de-bala (Mentha arvensis), camomila (Chamomilla recutita) e lavanda (Lavandula dentata). A medida que as crianças manuseavam as plantas, também manifestavam os estímulos recebidos.

O peixinho (Stachys byzantina) e a cavalinha (Equisetum hyemale) foram utilizados para estimular o tato das crianças que, enquanto manuseavam diziam que “as folhas do peixinho lembravam um coelhinho e, a cavalinha, uma lixa de unha”.

As folhas grandes, no formato de coração, da pariparoba (Piper regnellii) foram também manuseadas para estimular o tato e a visão. Rapidamente, uma das crianças disse “é lisinha e parece um coração”.

O paladar foi estimulado com as folhas da estévia (Stevia rebaudiana), espécie industrialmente explorada para a elaboração de um adoçante natural. Também foram distribuídas uma folha de trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia), conhecida como ‘folha-da-sorte’.

Para finalizar, o Cmei foi presenteado com um exemplar do livro do Horto, que permanecerá na escola para contribuir com o desenvolvimento das atividades com as plantas medicinais.

Os acadêmicos dos cursos de Farmácia e Engenharia Agronômica, participaram ativamente das atividades, juntamente com a coordenadora do Horto Medicinal, professora Ezilda Jacomassi.

Para a diretora e a coordenadora do Cmei, professoras Márcia de Sá e Analu Aparecida Lourenço da Cunha, respectivamente, a presença da equipe do Horto contribuiu muito com o desenvolvimento das crianças, ampliando seus conhecimentos acerca das plantas.

Última atualização em 5 de Setembro de 2023 às 09:29