Horto Medicinal: Unipar lança livro sobre os benefícios das plantas medicinais

Publicado em 11 de Junho de 2018 às 14:00

O salão de eventos do Hotel Spazio foi palco do lançamento do livro ‘Horto Medicinal do Campus 2 da Unipar’, escrito por professores, estudantes e ex-alunos da Universidade Paranaense e profissionais da área. A cerimônia, que comemorou os 27 anos do curso de Farmácia, contou com a participação do Reitor Carlos Eduardo Garcia, diretores, professores, acadêmicos e colaboradores da Unipar (em 15/5).

A coordenadora do Horto Medicinal e um dos autores, professora Ezilda Jacomassi, afirma que a ideia de escrever o livro surgiu da somatória de uma série de atividades que o Horto vem desenvolvendo junto à comunidade nestes mais de 20 anos de sua existência, sobretudo com a implantação de hortas nas Unidades Básicas de Saúde de Umuarama e região.

“Nossa proposta é dar suporte à criação de mais hortas medicinais comunitárias, que podem ser implantadas nos postos de saúde, em escolas, centros de convivência e até no quintal das residências. Além disso, o livro fornece informações técnico-científicas para que as pessoas possam utilizar as plantas medicinais com maior eficácia e segurança”, explica, ressaltando que a comunidade é quem ganha com esta iniciativa. “Não teria sentido todo esse esforço sem pensar na melhoria da qualidade de vida da população local e regional”.

Alguns exemplares, inclusive, já foram enviados para fora do Estado por solicitação de pessoas envolvidas no estudo com plantas medicinais. “Nós da equipe do Horto temos um sentimento de gratidão por todos aqueles que nunca mediram esforços para o êxito deste trabalho, especialmente gestores da Unipar, pela confiança, estímulo e apoio financeiro sempre recebidos”, agradece a professora Ezilda.

“Esse livro vem coroar todos os projetos de pesquisa que nós fizemos, tendo o intuito de levar informações diversificadas e importantes à comunidade e aos profissionais da área da saúde que não têm conhecimento de produtos naturais”, completa um dos autores da obra, o professor Emerson Botelho, coordenador do mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica.

Em seu discurso, o Reitor Carlos Eduardo Garcia elogiou a inciativa. “Nossos alunos e os nossos professores fazem jus à fama de pesquisadores natos. Portanto, este livro é mais um trabalho que me deixa bastante feliz e lisonjeado de poder representar uma Universidade que tem, dentro da diversidade do seu corpo docente, essa força motriz que movimenta nossa Instituição para o desenvolvimento, fazendo com que seja tão conhecida por todos”.

A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, e as autoras Cecília Cividini (secretária municipal de Saúde de Umuarama), Joice Karina Otenio e Andressa Zardo, ambas formadas em Farmácia pela Unipar, também discursaram. A noite terminou com sessão de autógrafos dos autores da obra.

Fitoterapia

Entre os assuntos escritos no livro merece destaque os conceitos básicos da fitoterapia, enfatizando princípios ativos e os riscos que o uso não racional das plantas favorece. A obra também aborda planejamento e construção de horta, fomentando o uso de chás. E ainda traz receitas de pratos, como arroz, ensopados, molhos, saladas, bolos e sucos incrementados com plantas medicinais.

O Horto Medicinal da Unipar, projeto de extensão do curso de Farmácia, tem desenvolvido diversas atividades na Instituição e na comunidade desde sua criação, em 1996. Além de incentivar o uso de plantas medicinais, o projeto também realiza assessoria de implantação de hortas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde de Umuarama e a inserção da fitoterapia no SUS, com o apoio do Ministério da Saúde.