Horto Medicinal: Projeto recebe visita de profissionais da saúde

Publicado em 21 de Junho de 2017 às 15:30

O Horto Medicinal da Universidade Paranaense - Unipar é aberto à comunidade e recebe visitas durante todo o ano letivo. Recentemente, foi a vez dos profissionais das UBSs (Unidade Básica de Saúde) dos jardins Guarani e Cidade Alta, de Umuarama, e do Fundo de Saúde da Atenção Primária, de São Pedro do Iguaçu/PR, conhecer o projeto de extensão do curso de Farmácia, reconhecido como um verdadeiro ‘laboratório a céu aberto’.

Acompanhados por representantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), os profissionais de Umuarama tiveram a oportunidade de vivenciar experiências e aprimorar os conhecimentos sobre as plantas medicinais. Além das informações sobre os benefícios das plantas, eles também receberam mudas.

“Nessas visitas, nosso maior objetivo é conscientizar, orientar e socializar o conhecimento científico sobre as plantas medicinais, para que as pessoas possam fazer o uso deste recurso terapêutico com maior segurança e eficácia”, conta a coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, ressaltando que, devido à sua dimensão e quantidade de espécies – mais de 400 – o espaço acabou se tornando um centro de referência na região e no Estado.

O grupo de visitantes de São Pedro do Iguaçu era formado por psicólogos, agentes comunitário de saúde, cirurgiões-dentistas e enfermeiros de nível técnico.

“Assim como Umuarama, nosso município também foi contemplado com recursos do Ministério da Saúde para aplicar no uso de medicamentos fitoterápicos nas UBSs. Portanto, a visita ao horto da Unipar surgiu da ideia de darmos início ao projeto de implantação das hortas nas Unidades Básicas e nas escolas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto à eficácia da fitoterapia”, explica a coordenadora do Fundo de Saúde da Atenção Primária, Ivanete Kochhann, que ficou encantada com o espaço.

“Como ainda não temos o conhecimento necessário sobre as plantas, nessa visita recebemos informações e orientações da equipe sobre como funciona o projeto e de que forma podemos implantar as hortas; foi uma experiência enriquecedora, em que aprendemos muito”, enfatiza a coordenadora.

As visitas foram monitoradas por estagiários dos cursos de Farmácia, Engenharia Agronômica e Nutrição da Unipar.