A feira tem como finalidade resgatar o saber popular acerca do cultivo e do uso correto das plantas medicinais e aromáticas
O Projeto de Extensão Universitária Horto Medicinal da Universidade Paranaense (Unipar), campus II de Umuarama, coordenado pela professora Ezilda Jacomassi, realiza entre os dias 10 e 14 de novembro a sua 20ª Edição da Exposição de Plantas do Horto Medicinal. A atividade ocorrerá próximo à cantina do nível B, no Campus Sede da Unipar, com funcionamento no dia 10/11 das 14h às 20h; de 11 a 13/11 das 9h às 21h; e no dia 14/11 das 9h às 11h.
Durante a exposição, serão ofertadas para comercialização mudas de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, com valores que variam entre R$ 5,00 e R$ 150,00. Haverá ainda vasos com as “sete ervas”, vasos com temperos, sal aromático, camomila desidratada, além de espécies ornamentais como suculentas. Todo o plantio e produção das mudas foram realizados por acadêmicos do curso de Agronomia.
A feira tem como finalidade resgatar o saber popular acerca do cultivo e do uso correto das plantas medicinais e aromáticas, bem como orientar a população para que possa reconhecê-las e fazer uso consciente, com maior eficácia e segurança.
Entre as espécies que estão disponível para venda estão o alecrim com ação antisséptica; guaco , hortelã e poejo para tosse e gripe; mirra e citronela como repelentes de insetos; melissa e capim-santo com efeito calmante; babosa para queimaduras; mil-folhas como analgésica; lavanda contra insônia; ora-pro-nóbis rica em vitaminas e proteínas; além de plantas condimentares aromáticas como orégano e manjericão.
Criado em 1997, o Horto Medicinal da Unipar possui área de 30 mil metros quadrados e abriga cerca de 550 espécies de plantas medicinais, comestíveis, aromáticas e ornamentais. O espaço integra atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de Plantas Medicinais, Biotecnologia e Ciência Animal.