Hackup Agro promove painel sobre o presente e o futuro do cooperativismo e do agronegócio

Publicado em 9 de Março de 2024 às 21:17

Na pauta, discussões relevantes sobre o futuro do agronegócio fazendo uso das tecnologias para a melhor sustentabilidade e eficiência agrícola, assim como para o desenvolvimento do cooperativismo

Teve início neste sábado (9/3), o Hackup Agro da Universidade Paranaense (Unipar), evento que ocorre dentro da programação da Expo Umuarama 2024. Na pauta da noite, um painel com especialistas para discutir “O presente e o futuro do cooperativismo e do agronegócio”, abordando indicadores e estudos de caso. No dia 10 de março domingo, o Hackup Agro continua, com início às 8h, quando será realizada uma maratona de ideias inovadoras com a presença de estudantes, professores mentores e parceiros, em um dia inteiro de atividades voltadas para a criação de soluções criativas ao agronegócio.

O diretor-presidente da Unipar, Artur Nappo Libera, esteve presente na abertura do Hackup Agro, quando pontuou que a atividade oportuniza apresentar o DNA da instituição, que está aberto a todo tipo de mercado. “Trazer os estudantes para um evento como esse, aproveitando o momento da exposição, que é uma referência na região e onde hoje é o coração do agronegócio no Paraná, demonstra que a Universidade está cumprindo também a missão de levar os estudantes para a prática junto com os produtores, agricultores e a universidade. Este é o momento que a Unipar mostra a sua transformação”, enfatizou Nappo.

Para contribuir com o painel da noite, “O presente e o futuro do cooperativismo e do agronegócio”, foram convidados quatro palestrantes de referência na temática abordada: João Sadao, gerente de Cooperativismo da Cocamar; Fernanda Bacelar, produtora rural de leite; Natanael Leitão, da YLive Startup Pecuária de Precisão; e Rafael Meier de Matos, gerente regional IDR-Paraná.

A pauta teve início com a trajetória de Fernanda Bacelar, a publicitária que virou produtora de leite. Na ocasião, ela falou sobre os desafios na gestão de uma propriedade leiteira, assim como mostrou o trabalho da porteira para dentro das propriedades rurais, a fim de aproximar essa realidade do estudante, mostrando as boas práticas feitas nas fazendas, com sustentabilidade e bem-estar animal. “O nosso Brasil é rico e abrangente e podemos trabalhar em parceria com a tecnologia para conseguirmos melhores resultados, para falar com protagonismo sobre a realidade dentro das fazendas e incentivar os estudantes a irem para o mercado de trabalho buscando o agronegócio e soluções para este ramo”, esclareceu Bacelar, que falou também sobre o papel da mulher no agronegócio.

Na pauta da discussão, Rafael Meier entra em cena falando sobre o impacto das novas tecnologias no agronegócio. Segundo o palestrante, estar no Hackup Agro da Unipar possibilitou falar dos cenários do agronegócio e da agropecuária para a região de Umuarama, além de mostrar as principais oportunidades e desafios. “Queremos despertar o olhar para as potencialidades que temos para o Noroeste do Paraná e para o desenvolvimento local”, enfatizou Meier. Na continuidade das discussões, João Sadao, gerente de Cooperativismo da Cocamar, abordou como o cooperativismo pode ajudar no desenvolvimento regional e na contribuição do desenvolvimento de muitas cadeias. “Hoje no Brasil, na última pesquisa nacional do cooperativismo, de cada 10 pessoas, somente três alegam que conheciam o cooperativismo. Então temos um desafio muito grande para mostrar como nosso modelo funciona, os diferenciais e os benefícios, e tentar trazer o maior número de pessoas para o nosso movimento”, explicou.

Por fim, Natanael Leitão, da YLive Startup Pecuária de Precisão, disse que um dos principais objetivos do painel foi discutir e apontar como as tecnologias podem contribuir com o agronegócio, assim como na atuação das startups na produção e na eficiência agrícola, impactando nos resultados dos produtores rurais e das cooperativas. “Buscamos entender como tornar o agronegócio mais eficiente e sustentável por meio das tecnologias”, mencionou.

UNIPAR NA EXPO 2024

A Unipar marca presença na Expo Umuarama nos próximos dias. Até 17 de março, uma programação repleta de atrações, que unem o mundo da educação, da inovação, do entretenimento e do agronegócio. No estande da Unipar instalado na Expo Umuarama, os visitantes poderão conhecer os produtos e serviços da Universidade, assim como participar de oficinas, cursos, acompanhar as entrevistas com fontes de renome.

A programação da Unipar contempla: no dia 9 de março, ocorrerá o Meetup Agro (19h); dia 10 de março, o Hackup Agro (8h); dia 12 de março, palestra sobre técnicas de propagação de plantas (19h30); dia 13 de março, cursos na área da saúde (19h30); dia 14 de março, terá o rancho da prosa com TV UP (19h30); dia 15 de março, curso de gastronomia com oficina de pizza (19h30); dia 16 de março, oficina prática sobre churrasco (19h30); dias 12, 13 e 14 de março, cursos de pilotagem de drones (das 8h às 12h e de 14h ás 18h). Além disso, todos os dias rodas de negócios no stand da Unipar e visitas à Fazendinha para viver experiências sensoriais.