Guaíra: Unipar promove X Congresso Internacional dos Cursos de Graduação (CICGUA)

Publicado em 3 de Novembro de 2021 às 10:00

Com objetivo de incentivar o conhecimento científico, evento contou com participantes de quatro países

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra promoveu o X Congresso Internacional dos Cursos de Graduação (CICGUA). Foram dias marcados pela disseminação de conhecimento nas mais variadas áreas.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da Unidade, que também coordena o congresso, professor Hugo Miranda Mendes da Silva. Na oportunidade, ele ressaltou a importância da pesquisa e da divulgação de seus resultados, além de agradecer a todos os envolvidos na realização do congresso.

Nesta 10º edição, participaram do evento científico professores do Brasil, Argentina, Espanha e Paraguai.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia foi reservado para as palestras, com destaque aos professores José Ivair Motta Filho, que abordou o tema ‘A Educação para um Mundo Exponencial!’; professor José Maria Hernández Diaz, da Universidade de Salamanca (Espanha), professora Maria Cristina Gomes Machado, da UEM, com a palestra ‘A imprensa e a (con)formação do homem: uma análise a partir de estudos no Brasil e na Espanha’; professor Luis Alberto Ynfante, da Universidade Nacional de Formosa (Argentina), com a palestra ‘Desafios e oportunidades para pequenas e médias empresas no futuro’; professor Ricardo Rocha de Oliveira e o Engenheiro Civil Geraldo Canci, do CREA/PR, com a palestra ‘O perfil do Futuro Engenheiro’; Suboficial Enf. Jalbert Azevedo Cardozo, da Marinha do Brasil, com a palestra ‘Humanização do Atendimento ao Tentante: o Novo Conceito para Abordagem Técnica das Tentativas de Suicídio’ e a professora Raquel Costa Machado, da Unipar/Paranavaí, com a palestra ‘Novas Perspectivas na Atuação do Profissional da Estética’.

No segundo dia foram apresentados 133 trabalhos, em defesas orais presenciais e virtuais síncronas.

“A participação dos alunos nesse tipo de evento é de extrema importância para o crescimento intelectual e científico, é onde ele inicia sua carreira científica e toma gosto pela pesquisa. Os trabalhos apresentados este ano foram de grande relevância científica”, ressaltou a coordenadora do Núcleo da Saúde da Unidade de Guaíra e também organizadora do evento, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.

O evento foi remoto, com transmissão pelo Youtube, onde as palestras estão disponíveis para acesso.

Os anais do X CICGUA estarão disponíveis no site www.cicgua.com.br. Em breve os certificados serão disponibilizados no site da Unipar www.unipar.br