Guaíra: Profissionais da saúde visitam a Unipar

Publicado em 31 de Março de 2023 às 10:13

Em alusão ao Dia Mundial do Trabalhador, eles estiveram no PAAE levando informações técnicas aos acadêmicos de Enfermagem

Em alusão ao Dia Mundial do Trabalhador, celebrado em 28 de abril, a Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra recebeu a visita de profissionais da área de saúde no Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem (PAAE). Na oportunidade, os acadêmicos do 5° ano de Enfermagem, sob a supervisão da Enfermeira responsável técnica Rosimeire Cristina de Souza, recepcionaram o grupo.

O objetivo foi que esses profissionais levassem aos alunos suas experiências na área. A enfermeira biomédica Cristiane Terezinha abordou os principais assuntos referentes às análises clínicas, dando ênfase nos exames laboratoriais necessários para exames admissionais e demissionais, como hemograma total, glicose e audiometria, por exemplo.

Já a Segurança do Trabalho Claudia, retratou a importância do uso dos EPIs obrigatórios no ambiente do trabalho, conforme as Normas Regulamentadoras, e evitando possíveis acidentes.

A médica do trabalho, Dra. Jacqueline Gonzalez Rodriguez, destacou o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), além das consultas de retorno ao trabalho, destinadas às gestantes em licença maternidade e funcionários com afastamento por motivo de doença.

Para os acadêmicos foi uma satisfação receber esses profissionais no PAAE, destacando o conhecimento agregado.

“Essas atividades abordadas em estágios para os alunos do 5º ano são de extrema importância para aprimoramento dos conhecimentos na área da Enfermagem do trabalho, que pode ser entendida como responsável pelos cuidados adotados pelas empresas visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade do trabalhador”, enfatizou a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.