Guaíra: Engenharia Civil realiza viagem técnica cultural

Publicado em 27 de Dezembro de 2022 às 09:41

Atividade tradicional da graduação teve como destino em 2022 as cidades de Londrina, Ponta Grossa, Curitiba, Morretes, Araucária, Colombo e Matinhos

Como ocorre todos os anos, o curso de Engenharia civil realiza a viagem de visita técnica cultural, fechando as atividades acadêmicas do ano com chave de ouro. Neste ano, o projeto teve como destino Curitiba e a região litorânea do Paraná, passando também pelas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Morretes, Araucária, Colombo e Matinhos.

A atividade inclui visitas culturais relacionadas à engenharia Civil e também visitas técnicas a empresas ou grandes obras. Em 2022, a viagem teve início com a visita cultural ao Parque estadual de Vila Velha, onde os alunos puderam conhecer as formações rochosas dos arenitos e também as furnas. Esta visita complementa o conhecimento dos alunos em rochas sedimentares e suas características e propriedades, tão importante para o conhecimento de agregados para construção.

Na sequência, os alunos desceram de trem a Serra do Mar até Morretes, podendo conhecer a fundo o projeto dos irmãos André, Antônio e José Rebouças, que projetaram a estrada de ferro.

Em Colombo, puderam entender melhor como se projeta o escoramento de lajes e projetos de andaimes e outras estruturas para construção civil na Versátil Andaimes. Esse é um conhecimento precioso, pois necessita de vários critérios para sua elaboração, além de ouvirem instruções e dicas de engenheiros conhecedores do assunto.

Em Araucária, os alunos visitaram a Brafer Estruturas Metálicas, empresa brasileira multinacional que trabalha com estruturas metálicas de grande porte. Lá eles conheceram todo o processo de projeto, construção, produção e tratamento de materiais.

No litoral, em Matinhos, os alunos puderam conhecer uma obra ímpar, que poucas vezes terão a oportunidade de visitar. As obras de ‘engorda da orla’. Nessa obra, toda a praia ficou com mais de 100 metros de faixa de areia, sendo que no início da obra, as ondas já chegavam no calçadão. É uma obra muito grande e que envolve várias áreas da engenharia.

Já no retorno para casa, pararam em Londrina para conhecer uma das cinco maiores construtoras do país, a Plaenge Empreendimentos. Trata-se de uma empresa diferenciada, pois ela não leva o cliente para conhecer o apartamento decorado no edifício em construção, a construtora mantém uma ‘loja de apartamentos’ na sua sede, espaço onde o cliente tem todos os apartamentos montados em tamanho real em um ambiente acolhedor e muito receptivo. Os alunos também conheceram uma de suas obras em construção e puderam conferir o sistema singular de organização de obra. Um verdadeiro aprendizado sobre gestão de obras.

“Foi, sem dúvida, a melhor viagem de todas as edições do projeto. Muito conhecimento e participação dos alunos em todos os momentos”, contou a coordenadora do curso, professora Vanda Zago Lupepsa.