Guaíra: Cursos de Engenharia da Unipar promovem evento integrado com o CREA-PR

Publicado em 8 de Abril de 2022 às 10:34

Acadêmicos e profissionais da área participaram; conselho da classe explanou benefícios para associados

No último dia 07, acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra se integraram aos representantes do CREA-PR e CREAJr-PR, em um evento, no anfiteatro da Instituição.

A abertura do encontro foi conduzida pelo Gerente da Regional do CREA-PR de Cascavel, o Engenheiro Civil Geraldo Canci. Na oportunidade, o funcionamento de todo o sistema do conselho (CREA/CONFEA) foi abordado. Ele ainda evidenciou o mercado de trabalho para os profissionais, destacando a potencialidade da região oeste do Estado e o percentual de participação produtiva na produção total do Paraná.

Na sequência, foi vez das alunas Lorena Marciele Viana Acosta e Emilyn Carolina Regos, do 5º ano do curso de Engenharia Civil apresentarem o CREAJr-PR - criado em 2005, com o objetivo de aproximar os estudantes. As futuras engenheiras falaram sobre os benefícios oferecidos aos acadêmicos e descreveram o passo a passo de inscrição para participação ativa dos colegas.

A importância da participação do profissional de Engenharia no Conselho Regional, bem como em entidades de classe, também foi ressaltada pela coordenadora dos cursos, a professora Vanda Zago Lupepsa. Para isso, ela convidou a Arquiteta Fernanda Rogéria Bialeski Figueira, que é egressa da Unipar e já foi professora na Unidade. Atualmente, Fernanda está à frente da Associação do Engenheiros e Arquitetos de Guaíra. E foi justamente sobre isso que ela falou, enfatizando benefícios aos membros e conquistas da entidade.

“O evento foi de grande valia para a formação dos futuros Engenheiros e também para conscientização sobre o comprometimento do conselho em relação à profissão”, disse Vanda, ressaltando a participação da Unipar como Instituição de Ensino e sua representatividade no CREA, que conta com dois conselheiros professores da casa: Alexandre Salvestro e Everlei Câmara, da Unidade de Umuarama.