Guaíra: Cursos da Saúde promovem Jornada Acadêmica

Publicado em 13 de Setembro de 2021 às 09:00

Seis palestras compuseram a ação; foco da semana esteve ligado ao resgate do olhar diferenciado ao próximo

A coordenação dos cursos de saúde da Universidade Paranaense -  Unipar/Guaíra, com o apoio da Direção Geral, realizaram uma semana acadêmica no contexto da Campanha Setembro Amarelo. Com o tema ‘Resgate do olhar diferenciado ao próximo’, o objetivo foi conscientizar e estimular os acadêmicos a despertarem para a importância dessa empatia com relação ao outro, caraterística fundamental para os profissionais da área da saúde.

Seis palestras contextualizaram o evento. Na abertura, a enfermeira e psicóloga Cleusa Maia de Souza Pinto conduziu a questão ‘Você se sente importante pelo simples fato de existir? E a enfermeira, coach e professora Marileisa Barbosa abordou o tema ‘Deixe-Me Apresentar Você: Descubra a sua Identidade.

O segundo dia esteve ligado a assuntos mais técnicos, voltados ao atendimento a pacientes suicidas e suas características, momento em que o enfermeiro da Marinha do Brasil - Delegacia de Guaíra, suboficial Jalbert Azeredo Cardozo, falou sobre ‘A Humanização do Atendimento nas Tentativas de Suicídio: Protocolo De ATTS.

Enquanto a psicóloga e professora Janaina Cabral de Souza Vendrusculo, atentou para o tema ‘Pandemia X Saúde Mental: fatores de risco para o comportamento suicida’.

O encerramento centralizou o autocuidado e a vida em plenitude, com a palestra ‘Autocuidado na Promoção da Saúde e Bem-Estar, com a esteticista e professora Simone Castagna Angelim Costa. Fechando com chave de ouro, o assunto foi ‘Vida em Plenitude: cinco atitudes transformadoras’, conduzido pela enfermeira obstetra e coach Vania Muniz da Silva.

Além das palestras, os alunos produziram vários vídeos educativos sobre a prevenção ao suicídio, que estão sendo transmitidos na universidade e nas redes sociais.

A Jornada Acadêmica foi um sucesso e superou expectativas. “O suicídio é um assunto complexo, mas é necessário quebrarmos tabus e trabalharmos de forma preventiva e educativa, ressaltou a coordenadora dos cursos de Enfermagem, professora Daniele Garcia de Almeida Silva.