Guaíra: Curso de Pedagogia participa de ação no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Publicado em 4 de Abril de 2023 às 13:59

Por meio de parceria com a Prefeitura, um dia inteiro de atividades recreativas foi ofertado às crianças do município

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, lembrado em 02 de abril, acadêmicas do 2º e 3º período do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra integraram uma ação especial, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa do curso, intitulada ‘Rua do Recreio’, levou às crianças do município um dia inteiro de brinquedos e brincadeiras, com diversas atividades recreativas, como, por exemplo, cabo de guerra, torta na cara, bexiga no pé e guerra com bexiga d'água. Ao longo do dia, quase duzentas crianças da comunidade foram beneficiadas.

Essa atividade da Pedagogia no evento é resultado do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEx), com o projeto Ludicidade e Socialização, que tem como objetivo proporcionar atividades recreativas de lazer, brincadeiras, jogos, música, entre outras.

"Ao longo das semanas anteriores, as alunas tiveram reuniões onde puderam refletir sobre o brincar e o lúdico como elementos imprescindíveis para o desenvolvimento infantil. A partir destas análises, foi proposto que as acadêmicas trabalhassem em equipe para propor atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento físico, o exercício intelectual, o espírito de equipe, o respeito às regras, etc. E após este trabalho todo de pesquisas é que as alunas colocaram os seus conhecimentos em prática na comunidade", explicou o professor extensionista responsável pelo projeto, José Ricardo Skolmovski.

Para a aluna Gabriela do Espírito Santo de Paula, foi um grande desafio. “Mesmo tendo planejado antes as atividades que iríamos desenvolver, pensando no público que estaria, na quantidade de pessoas, no local e todas as suas particularidades, ainda tivemos que enfrentar a nossa insegurança e fazer acontecer. Posso dizer que a ação foi muito legal e estar em contato direto com tantas crianças foi gratificante. Aprendemos muito".