Guaíra: Curso de Enfermagem realiza tradicional cerimônia de Passagem da Lâmpada

Publicado em 23 de Maio de 2022 às 14:32

Mês de maio celebra o Dia do Enfermeiro e cerimônia integra o calendário de eventos da Unipar

Como já é tradicional na Universidade Paranaense – Unipar, todos os anos o curso de Enfermagem realiza a Cerimônia da ‘Passagem da Lâmpada’, momento que também celebra o Dia do Enfermeiro (comemorado em 12 de maio). Familiares e amigos dos acadêmicos prestigiaram a cerimônia.

Na Unidade de Guaíra não foi diferente, o ritual foi marcado, inicialmente, por uma mensagem do enfermeiro e pastor Rodrigo Jubainski com o tema ‘O Manto: história de Elias e Eliseu’.

Os professores recomendam aos alunos para que permaneçam com a lâmpada acesa, pois ela simboliza a chama do conhecimento. Assim, os acadêmicos do 5° ano assumem o papel de segurar as lamparinas para a passagem.

A coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, relembrou a simbologia embutida na passagem da lâmpada e relacionada à história da Enfermagem, inspirada na pioneira Florence Nightingale, que fazia uso de uma lamparina para percorrer o caminho e cuidar dos soldados feridos na Guerra da Criméia (1853). “Durante a noite, ela fazia visitas aos feridos e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como ‘a dama da lâmpada’. Por isso, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem”, explicou a professora.

O encerramento foi marcado por homenagens feitas por acadêmicas. Paulina Kraus fez homenagem a Deus, Rosemaria Borges homenageou os professores enfermeiros pelo seu dia, Daiani Topolniaki, os colegas do curso, e Carla Jasper homenageou os familiares presentes.

Última atualização em 8 de Julho de 2022 às 09:50