Guaíra: Curso de Enfermagem realiza cerimônia ‘Passagem da Lâmpada’

Publicado em 16 de Maio de 2023 às 10:17

Momento tradicional da graduação também celebrou o Dia do Enfermeiro, lembrado em 12 de maio

A cerimônia ‘Passagem da Lâmpada’ já é tradicional para o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, e simboliza o compromisso dos acadêmicos com a futura profissão, mantendo sempre acesa a chama do conhecimento. Assim, os alunos do 5° ano assumem o papel de segurar as lamparinas para a passagem. Familiares e amigos prestigiaram a cerimônia.

Na Unidade de Guaíra, o momento também comemorou o Dia do Enfermeiro, lembrado em 12 de maio. Os acadêmicos Hellen e Nickollas (4º ano) conduziram o cerimonial.

O enfermeiro e Pastor Rodrigo Jubainski levou uma mensagem bíblica acerca da história de Elias e Eliseu.

A coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, relembrou que o ritual sempre emociona, pois é um marco na história da Enfermagem, inspirada na pioneira Florence Nightingale e sua prontidão em cuidar dos soldados feridos na Guerra da Criméia (1853). “Durante a noite, ela fazia visitas aos feridos e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como ‘a dama da lâmpada’. Por isso, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem”.

O encerramento foi marcado por homenagens conduzidas por acadêmicas. Rafaela Ribeiro expressou gratidão a Deus, Beatriz Simoni aos professores enfermeiros, Lalidani Berlanda aos mestres, Alexandro Lourenço aos colegas do curso e Lorena Correa aos familiares presentes.

Última atualização em 16 de Maio de 2023 às 10:21