Guaíra: Curso de Enfermagem realiza atividades práticas

Publicado em 28 de Março de 2022 às 10:27

Turmas do 1º e 3º ano participaram; Higiene das mãos e Saúde da Mulher foram os temas abordados

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Guaíra desenvolveu atividades práticas interessantes com os acadêmicos do 1° e 3º ano da graduação.

Aos calouros foi abordado o tema de higiene das mãos, com a técnica de lavagem com tinta guache, que oportuniza um parâmetro bem amplo de avaliação da higienização. “A tinta simula todas as bactérias que ficam nas mãos durante o dia, por isso, é necessária uma técnica específica para lavar as mãos e garantir que toda a sujeira seja eliminada”, explicou o professor Eduardo Sandim, que ministra a disciplina Fundamentos de Enfermagem I. Ele ressaltou, ainda, a importância das aulas práticas para a qualificação profissional, especialmente para aperfeiçoar suas técnicas como enfermeiros. Nessa mesma aula, os alunos realizaram também o calçamento das luvas, outra atividade com objetivo de prepará-los para quando houver a realização de procedimentos estéreis, de modo a evitar transmissão de patógenos ao paciente pelo contato direto ou indireto, prevenindo infecções hospitalares, além da segurança do próprio profissional no atendimento.

Já os estudantes do 3° ano, tiveram uma aula prática da disciplina de Saúde da Mulher, com a professora Simone Micklos. Eles trabalharam a Técnica de Coleta de Preventivo, exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. A origem do nome do exame como ‘Papanicolaou’ é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método. “Os alunos sentem-se motivados pelas aulas práticas, são momentos de vivência profissional antes mesmo da formação, e isso é muito significativo”, concluiu a professora.